Cuidados necessários em procedimentos odontológicos de reparação e correção

Atualmente, as pessoas estão se preocupando mais com sua saúde bucal. Sendo assim, o número de visitas às clínicas odontológicas para a realização de processos diversos também têm crescido – sejam ou não cirúrgicos. Por esse motivo, é importante também ter a noção dos cuidados após procedimentos odontológicos, em principal, aqueles voltados para a reparação e correção do sorriso, por serem mais invasivos

É muito comum ver pessoas com algum problema ao longo da adolescência, como mordida cruzada, arcada dentária irregular, entre outros. Problemas esses que parecem básicos, porém, ao longo prazo podem resultar em quadros mais significativos.

Por isso, é recomendado o uso de algo que possa consertar esses problemas como, por exemplo, um aparelho ortodontico. Para isso, a visita ao profissional odontológico recorrente é extremamente importante.

Além disso, há outros problemas que ocorrem de forma não natural, que também necessitam de reparação dentária, como é o caso de uma pessoa que sofreu algum trauma, resultando na perda dos dentes e havendo a necessidade do uso de um implante dentario

Principais procedimentos e seus cuidados no pós-tratamento

Primeiramente, antes de saber quais cuidados necessários e impactos que podem ser causados, é importante saber quais são os procedimentos estéticos mais procurados.

Além disso, é pertinente entender também que o aumento na busca por procedimentos estéticos se deve, principalmente, ao uso expansivo das mídias de comunicação e redes sociais.

Muitos influencers mostram seus procedimentos, instigando pessoas a fazer. Esses são alguns dos processos mais famosos:

1.   Lente de contato

A lente de contato dentalé um procedimento indicado para leves correções no sorriso.

Essas lentes são lâminas ultrafinas, utilizadas com cerâmica ou resina composta. Dessa forma, o resultado que se busca é alterar a forma e coloração dos dentes, bem como a proporção e seu contorno.

Por se tratar de um processo que pode precisar do desgaste dos dentes, é recomendado tomar mais cuidado na hora da escovação, pois as estruturas podem ficar mais sensíveis.

Além disso, a estrutura da película também pode ser prejudicada. Assim, não devem ser usados alguns tipos de cremes dentais, pois podem acabar com o brilho; bem como escovas de cerdas duras devem ser evitadas.

Vale ressaltar sempre que a procura prévia de quanto custa lente de contato dental é necessária, avaliando clínicas e profissionais.

Isso porque pode haver variações conforme o material e quantidade de películas colocadas. Contudo, é preciso ter ainda mais atenção se o custo for muito abaixo dos demais.

2.   Implantes dentários

Os implantes, como já dito anteriormente, são extremamente relevantes caso a pessoa procure restaurar um ou mais dentes, independentemente da razão da perda dos dentes.

Nesse procedimento mais intrusivo, um pino é fixado ao osso da mandíbula, ou do maxilar, por meio de cirurgia. Ovalor de um implante dentário também pode ser variado, dependendo do material usado e quantidade de implantações.

Por se tratar de um processo que é mais invasivo, o cuidado anterior e posterior adequado é essencial, sendo necessária a recorrente visita à clínica, bem como uma boa higienização bucal.

Além disso, nos primeiros dias após a cirurgia a alimentação precisará ser readequada, bem como compressas e medicamentos podem ser necessários.

Os implantes podem durar mais de vinte anos, se cuidados corretamente.

3.   Aparelho dentário

Um dos tratamentos mais utilizados, o aparelho dentário visa corrigir e melhorar a arcada dentária, alinhando-a adequadamente.

Além disso, o aparelho ortodôntico não tem um formato único de apresentação e uso, podendo ser fixo ou móvel, ou mesmo ser de materiais mais discretos.

O acompanhamento do aparelho deve ser constante no consultório, pois a manutenção deve ser realizada adequadamente para um melhor resultado.

Além disso, se for um aparelho transparente, é importante limpar ele quando for realizar sua higiene diária, pois ele pode auxiliar na proliferação de diversas bactérias.

Por se tratar de processos parecidos, alguns cuidados são semelhantes, como:

  • Em caso de dor e feridas; utilização dos remédios prescritos;
  • Higiene bucal diária e completa;
  • Constante acompanhamento profissional;
  • Dieta controlada, sem açúcares e alimentos ácidos.

Importância desses procedimentos para o bem-estar

Após entender melhor alguns processos, é importante verificar que os tratamentos – apesar de não obrigatórios – podem ser fundamentais para uma mordida de qualidade e melhora da autoestima, além de aspectos como fala e até a respiração.

Por esse motivo, caso haja a necessidade de realizar um desses procedimentos ou qualquer outro como o clareamento dental, é de suma importância consultar uma clínica odontológica devidamente credenciada e de confiança.

Dessa maneira, pode-se falar que, além da questão de saúde, há também a questão estética. Afinal, aqueles que buscam determinados tratamentos desejam se sentir melhor, podendo sorrir e socializar com tranquilidade.

Assim, além de corrigir problemas, como a dor de cabeça ou a mordida cruzada, esses procedimentos aumentam a autoestima, acarretando em um melhor cotidiano e qualidade de vida.

Ao se sentir mais feliz consigo mesmo, mostrando um sorriso antes escondido, o paciente pode se tornar mais produtivo e bem humorado, realizando as atividades com mais efetividade.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe uma resposta

Precisa de ajuda?
0

Your Cart