Quando se trata de correção de mordida aberta, a maioria das pessoas ainda tem muitas dúvidas sobre quais os tratamentos mais indicados para cada caso.
O que é mordida aberta?
Antes de saber quais os tratamentos mais indicados para correção de mordida aberta, vamos dar uma visão geral sobre o que é mordida aberta.
De uma forma bem simples, é quando existe a falta de contato entre alguns dentes ao sorrir ou ao morder alguma coisa, o que é chamado de maloclusão.
Essa ausência de contato pode acontecer somente de um lado ou dos dois lados, ocorrendo em crianças, adolescentes e até mesmo em adultos.
Existem três tipos de mordida aberta:
- Simples: falta de contato dos incisivos;
- Moderado: falta de contato dos incisivos e caninos;
- Grave: falta de contato dos incisivos, caninos e pré-molares.
Apesar de não ser um problema muito sério, se não for tratado, aí sim pode complicar na idade adulta.
Quais são as principais causas?
Muito comum na infância, a mordida aberta pode ter origem em vários fatores:
- Uso da chupeta;
- Chupar o dedo;
- Uso da mamadeira por um longo período;
- Tamanho da língua;
- Respiração pela boca;
- Roer a unha;
- Morder os lábios.
Essas são as principais causas, e quanto antes buscar um tratamento para correção de medida aberta, melhor.
Conheça os tratamentos indicados para correção de mordida aberta
Segundo a maioria dos especialistas, o melhor tratamento para correção de mordida aberta ainda continua sendo a prevenção.
Ou seja, consultar regularmente o dentista para receber orientação quanto a alguns hábitos que podem estar levando a mordida aberta.
Por isso a importância dos pais levarem seus filhos a um odontopediatra para fazer todo esse acompanhamento desde o início.
Agora, no caso de adultos, o tratamento indicado é o uso de aparelho ortodôntico, mas apenas o profissional será capaz de avaliar e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
Um outro tratamento são as placas de mordidas, cujo objetivo é impedir que os dentes superiores entrem em contato com os inferiores.
Em crianças menores, ainda em processo de dentição, a indicação pode ser um aparelho removível, que geralmente contém uma grade palatina, a qual visa fechar o espaço aberto.
Então, esses são os principais tratamentos para correção de mordida aberta, mas o ideal é sempre consultar o seu dentista regularmente para evitar que o quadro piore.