Tratamentos Indicados para Correção de Mordida Aberta

ratamento-Mordida-Aberta

Quando se trata de correção de mordida aberta, a maioria das pessoas ainda tem muitas dúvidas sobre quais os tratamentos mais indicados para cada caso.

O que é mordida aberta?

Antes de saber quais os tratamentos mais indicados para correção de mordida aberta, vamos dar uma visão geral sobre o que é mordida aberta.

De uma forma bem simples, é quando existe a falta de contato entre alguns dentes ao sorrir ou ao morder alguma coisa, o que é chamado de maloclusão.

Essa ausência de contato pode acontecer somente de um lado ou dos dois lados, ocorrendo em crianças, adolescentes e até mesmo em adultos.

Existem três tipos de mordida aberta:

  • Simples: falta de contato dos incisivos;
  • Moderado: falta de contato dos incisivos e caninos;
  • Grave: falta de contato dos incisivos, caninos e pré-molares.

Apesar de não ser um problema muito sério, se não for tratado, aí sim pode complicar na idade adulta.

Quais são as principais causas?

Muito comum na infância, a mordida aberta pode ter origem em vários fatores:

  • Uso da chupeta;
  • Chupar o dedo;
  • Uso da mamadeira por um longo período;
  • Tamanho da língua;
  • Respiração pela boca;
  • Roer a unha;
  • Morder os lábios.

Essas são as principais causas, e quanto antes buscar um tratamento para correção de medida aberta, melhor.

Conheça os tratamentos indicados para correção de mordida aberta

Segundo a maioria dos especialistas, o melhor tratamento para correção de mordida aberta ainda continua sendo a prevenção.

Ou seja, consultar regularmente o dentista para receber orientação quanto a alguns hábitos que podem estar levando a mordida aberta.

Por isso a importância dos pais levarem seus filhos a um odontopediatra para fazer todo esse acompanhamento desde o início.

Agora, no caso de adultos, o tratamento indicado é o uso de aparelho ortodôntico, mas apenas o profissional será capaz de avaliar e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Um outro tratamento são as placas de mordidas, cujo objetivo é impedir que os dentes superiores entrem em contato com os inferiores.

Em crianças menores, ainda em processo de dentição, a indicação pode ser um aparelho removível, que geralmente contém uma grade palatina, a qual visa fechar o espaço aberto.

Então, esses são os principais tratamentos para correção de mordida aberta, mas o ideal é sempre consultar o seu dentista regularmente para evitar que o quadro piore.

error: Content is protected !!
0

Your Cart