O uso de suplementos pode estragar os dentes?

O uso de suplementos pode estragar os dentes?

O uso de suplementos pode estragar os dentes? Por mais que essa pergunta pareça peculiar, existe uma lógica científica por trás da mesma, uma vez que o consumo de suplementos associadas à alimentação tem aumentado, a fim de garantir mais saúde, no entanto, algum deles pode possuir corantes específicos que prejudiquem a saúde ou aparência dos dentes.

Quais os suplementos que podem estragar os dentes e como evitar isso?

Os suplementos vitamínicos nos ajudam a repor os nutrientes que o nosso corpo necessita diariamente, sendo que essa necessidade acontece decorrente de doenças, má alimentação e déficits no organismo. No entanto, o que pode ser bom para uma parte do corpo, pode acabar afetando outra. Como é o caso dos suplementos que estragam os dentes.

Vitamina C

Essa vitamina é corrosiva para o esmalte dos dentes, além de contribuir para formação de cáries, uma vez que são disponibilizadas para consumo as pílulas mastigáveis.

Nesse caso, os especialistas em saúde bucal indicam que o uso desse suplemento não seja realizado, de modo que o mesmo possa deixar resíduos nos dentes por um período muito longo.

Suplemento cítrico

O ácido cítrico – encontrado em sites e lojas que vendem produtos relacionados à medicina alternativa – provoca erosão nos dentes, podendo danificar o esmalte. O ideal é evitar tomá-los e sempre realizar a higiene dental, evitando que esses compostos fiquem por um longo tempo em contato com os dentes.

Vitaminas com ação efervescente

Esse é um dos suplementos mais populares, no entanto, possui um efeito corrosivo nos dentes, contribuindo para percam os minerais, aumente a fragilidade, deixe os dentes porosos e com indícios de deterioração.

Dentistas indicam que logo após o consumo do suplemento, o ideal é não consumir nenhum tipo de alimento, muito menos escová-lo. Pois, depois de menos uma hora, nossa saliva aciona sua ação neutralizadora e os minerais que foram removidos são reabastecidos de forma natural.

O uso de suplementos vitamínicos e quaisquer outros devem ser informados ao seu dentista, a fim de receber as orientações adequadas para manter a saúde bucal em dia. Uma vez que, não é difícil encontrar esses três tipos de suplementos vitamínicos como compostos de algumas fórmulas de multivitamínicos.

Caso tenha dúvidas, a melhor forma de tomar esses suplementos é na forma de comprimidos ou usando um canudo se for líquido, isso permite que as vitaminas vão direto para o estômago e tenham um contato menor com os dentes.

Deixe uma resposta

Precisa de ajuda?
0

Your Cart