Conheça as especialidades da odontologia e suas funções.

Conheça as especialidades da odontologia e suas funções.

A saúde bucal é essencial e merece todo o cuidado possível, a fim de evitar problemas como infecções, doenças, perda de dentes, além de manter um sorriso perfeito. Muitas vezes a odontologia é confundida somente com a parte estética, quando, na verdade, possui 9 especialidades importantes para o cuidado com a saúde bucal. Conheça as especialidades da odontologia e suas funções, aqui neste artigo.

Especialidades odontológicas e suas funções

Odontologia geral

Esse campo da odontologia se concentra no aconselhamento e tratamento para melhorar a saúde bucal da população. Fornece aos pacientes as ferramentas necessárias para manter a saúde dos dentes e gengivas e aplica os tratamentos básicos para curar as principais infecções, cáries, tártaro, etc.

Endodontia

Esta especialização é dedicada ao tratamento da polpa dentária, também conhecido como nervo dentário. Seus tratamentos permitem manter as peças dentárias mesmo quando estão danificadas.

Cirurgia oral e maxilofacial

Seus especialistas trata muitas doenças, lesões e defeitos nas mandíbulas e tecidos moles e duros da boca. Eles removem dentes danificados ou doentes, tratam cânceres orais e cuidam dos problemas da articulação temporomandibular.

Radiologia oral e maxilofacial

É responsável pelo estudo e interpretação de radiografias para diagnosticar doenças bucais e maxilofaciais.

Ortodontia

Concentra-se no alinhamento dos dentes e na modificação da mordida para obter a dentição e mordida correta.

Prótese

Essa especialidade é responsável por substituir os dentes ausentes usando coroas, pontes, implantes e próteses removíveis.

Odontopediatria

Especializada no tratamento de doenças dentárias em crianças e adolescentes.

Periodontia

Atua no cuidado dos tecidos que sustentam o dente, como gengivas ou osso alveolar.

Patologia oral e maxilofacial

Especialidade que atua no diagnóstico de doenças orais que afetam o pescoço e cabeça, as quais são menos comuns.

Odontologia estética não é uma especialidade

Talvez agora você esteja se perguntando, se existem especialistas em endodontia, por que não existem especialistas em odontologia estética? A resposta está na interdisciplinaridade dos tratamentos estéticos.

Um exemplo de tratamento estético poderia envolver o trabalho do ortodontista para alinhar os dentes e abrir espaço para um implante dentário, colocação do implante pelo cirurgião oral e, finalmente, clareamento por um dentista geral ou higienista.

O objetivo deste tratamento seria a melhoria estética, mas seria realizada por toda uma equipe odontológica liderada pelo dentista geral. Sim, é verdade que alguns dentistas são capazes de realizar todos os procedimentos que detalhamos, mas, apesar disso, não são especialistas em odontologia estética, pois não existe essa especialidade.

Deixe uma resposta

Precisa de ajuda?
0

Your Cart