Para que servem as Barras de ERICH?

o que são barras de erich

Para quem está se especializando em cirurgia maxilo-mandibular, tem uma certa dúvida para que servem as barras de Erich, também chamadas de arcos de Erich.

Basicamente, é um dispositivo feito de aço inoxidável, com a finalidade de fixação da maxila e mandíbula durante procedimentos cirúrgicos que exigem a limitação do movimento maxilo-mandibular.

Apenas a título de curiosidade, a barra de Erich tem sido usada como tratamento de fraturas ósseas maxilo-mandibulares desde a primeira Guerra Mundial, e os resultados são bastante satisfatórios.

Confira, a seguir, o que são arcos de Erich, para que servem, vantagens…

O que são barras de Erich?

Antes de saber para que servem as barras de Erich, é importante saber o que é.

Então, é um equipamento utilizado por cirurgiões dentistas que auxilia na fixação da maxila e mandíbula durante cirurgias.

Muitos procedimentos na cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial exigem um período de fixação intermaxilar como terapia provisória ou definitiva, com a finalidade de promover a estabilização da maxila, mandíbula ou ambas.

E é justamente esse o objetivo da barra de Erich.

Para que servem os Arcos de Erich?

Os arcos de Erich são utilizados nos casos onde há a necessidade de limitar o movimento maxilo-mandibular, e os fios de aço garantem uma maior estabilidade ao longo do processo de consolidação.

Tal consolidação é necessária após cirurgias que envolvem a fixação da maxila e mandíbula.`

É um dos métodos mais utilizados no tratamento de fraturas mandibulares, sendo as barras de Erich a primeira escolha dos cirurgiões bucomaxilofaciais.

As principais indicações incluem:

  • Imobilização de fraturas mandibulares de sínfise, corpo e ângulo, com ou sem deslocamento significativo dos fragmentos;
  • Fraturas verticais;
  • Fraturas alveolares;
  • Ancoragem de dentes avulsionados;
  • Fraturas do colo do côndilo.

Como funcionam as Barras de Erich?

Vários dentistas relatam que, para a instalação de arcos de Erich, é necessário que haja um número suficiente de dentes tanto na mandíbula como na maxila.

Além disso, os dentes precisam ter suporte periodontal para permitir boa ancoragem para as amarras com fios de aço.

O processo é relativamente simples. Em um primeiro momento, a fratura é reduzida manualmente, geralmente sob anestesia geral.

Em seguida, os fragmentos são presos por amarras interdentais com fios de aço ao arco de Erich, o qual é adaptado vestibularmente aos dentes, a fim de adquirir a forma do arco dental.

A barra de Erich é implantada junto ao tecido gengival, cuja imobilização do movimento maxilo-mandibular ocorre após da amarração do arco de Erich.

fio-barra-de-erich-dental-newdental-jon-dentaurum
Aplicação da Barra de Erich

Quais as vantagens da Barra de Erich?

Uma das principais vantagens das barras de Erich é apresentar grande número de ganchos para a tração elástica.

Dessa forma, permite a distribuição equilibrada da tensão elástica sobre todo o arco.

Além disso, a barra de Erich se tornou escolha padrão para tratamento fechado, em razão do nível de estabilidade que devolve ao fragmento da fratura e por conta do seu custo baixo. Por exemplo, nós, da NewDental, disponibilizamos a barra de Erich em rolo de 1 metro, confeccionado em aço inoxidável, com excelente resistência à corrosão e por consequência, resultados bastante eficazes.

o que são barras de erich

Quer comprar FIO BARRA DE ERICH? Compre Abaixo a melhor do Mercado!

Deixe uma resposta

Precisa de ajuda?
0

Your Cart