O que são Face Shields ou Protetores Faciais?

Face shield , Protetor Facial , Dental , Odontológico , Transparente

Os protetores faciais, também chamados de face shields, ficaram mais conhecidos durante a pandemia do novo coronavírus, no entanto, já são muito utilizados pelos profissionais de saúde.

É um meio de proteção para aqueles que estão em contato direto com doentes ou quem não pode ficar distante fisicamente durante suas atividades profissionais, por exemplo, dentistas.

Vale lembrar que manter o distanciamento social a fim de reduzir os riscos de contaminação, é a regra de ouro para evitar o contágio do novo coronavírus, onde a viseira facial ajuda bastante.

Então, se você ainda está avaliando a eficácia do protetor facial, continue a leitura que vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse equipamento de proteção individual.

O que são protetores faciais?

A viseira de proteção, também chamada de proteção facial, é feita de um material transparente em policarbonato que cobre o rosto, que tem por objetivo impedir as projeções de gotículas ao nível do rosto.

Basicamente, é um acessório feito de um plástico ultra resistente, que funciona como uma barreira, principalmente para os olhos, os quais não são protegidos pela máscara convencional.

Um dos diferenciais dos protetores faciais é deixar visível o rosto da pessoa, favorecendo assim a comunicação, inclusive permite a leitura labial.

Clique aqui para comprar!

Os protetores faciais são eficazes?

Em primeiro lugar, o face shield não é um equipamento de proteção respiratória, mas um equipamento para proteger os olhos e o rosto, porém, não substitui as máscaras tradicionais.

Portanto, é um equipamento de proteção individual (EPI) que tem a função de proteger o rosto da pessoa de elementos infecciosos, produtos químicos, etc.

Ou seja, são eficazes porque protegem as mucosas dos olhos, boca e nariz de gotículas provenientes de tosses, espirros ou mesmo de conversas.

No entanto, para garantir a eficácia, é necessário que o protetor facial seja usado em conjunto com a máscara, a fim de cobrir a boca e o nariz

Quais as utilizações dos protetores faciais?

O protetor facial pode ser utilizado como complemento da máscara em determinadas situações profissionais que necessitam uma proteção dos olhos e da face.

É o caso de dentistas, pessoas que trabalham em ambiente hospitalar, que atendem o público, enfim, em todos os locais mais suscetíveis à transmissão de doenças, vírus, bactérias, etc.

Além disso, é indispensável em determinadas atividades, pois garantem não apenas a proteção dos olhos, mas o rosto dos trabalhadores de riscos mecânicos, térmicos e químicos.

Tais riscos podem ser respingos químicos, poeiras, calor, luminosidade excessiva, radiação e impactos.

Portanto, os protetores faciais são úteis em qualquer atividade que possa causar danos ao rosto do profissional.

Quais as vantagens dos face shields?

Não é à toa que mais e mais pessoas estão optando pelos protetores faciais, cujos principais benefícios incluem:

  • Impedir que agentes patógenos atinjam as mucosas;
  • Proteção dos profissionais médicos contra líquidos orgânicos, como sangue e saliva;
  • Proteger quem manipula produtos químicos;
  • Permite respirar facilmente, o que é essencial para pessoas alérgicas ou asmáticas;
  • Propicia uma camada de proteção contra gotículas derivadas de tosse ou espirros;
  • Ajuda a evitar tocar o rosto ou lembrar de não tocá-la;
  • Promove uma proteção para os olhos, o que não é possível através da máscara tradicional.

Uma outra vantagem é que podem ser facilmente higienizados e esterelizados pelos próprios usuários, basta passar um pano com álcool 70% ou lavar com água e sabão.

O ideal é que, após o uso, realizar a limpeza e desinfecção, sempre usando os produtos recomendados pelo fabricante.

Quando o material é de qualidade, ou seja, bem resistente, podem ser reutilizados até quebrar ou rachar.

Como escolher os melhores protetores faciais?

Na verdade, todos os equipamentos de proteção individual devem ser fornecidos pelas empresas aos seus colaboradores.

Além disso, devem dar todas as orientações e incentivar seu uso, a fim de preservar sua integridade física e bem-estar.

Hoje em dia, existem várias marcas e modelos de protetores faciais, e o primeiro ponto a considerar é se seguem as normas e avaliar o material, pois isso garante a segurança do protetor.

Dependendo da atividade exercida, é importante optar pelo EPI mais adequado. Por exemplo, no caso de dentistas, existem especificações que devem ser levadas em conta, como evitar respingos de partículas volantes e proteção contra radiações.

Por isso, vale a pena pesquisar para encontrar o protetor facial que mais atenda às necessidades de cada profissional.

error: Content is protected !!
0

Your Cart