Talvez você não conheça o termo agenesia dentária, mas nada mais é do que a ausência de dentes na arcada dentária.
A boa notícia é que a ortodontia pode ajudar a resolver, mas o profissional dentista deve sempre ouvir seu paciente e saber qual resultado que ele deseja.
Então, se esse é o seu caso e se está em dúvida se vale a pena o tratamento, vamos explicar em mais detalhes, pois assim você consegue tirar todas as suas dúvidas.
O que é agenesia dentária?
Em primeiro lugar, é importante saber o que é agenesia dentária, pois assim fica mais fácil de entender como funciona o tratamento.
Então, é um termo que se dá quando há falta de dentes na arcada dentária, e na verdade se trata de uma anomalia.
E embora não se tenha uma causa específica, sugere-se que pode ter origem em fatores genéticos ou estar relacionada a certas doenças, uso de substâncias químicas e outros fatores.
Como tratar agenesia dentária na ortodontia?
Antes de saber como tratar a agenesia dentária na ortodontia, saiba que pode ser classificada em três tipos:
- Hipodontia: ausência de um a seis dentes;
- Oligodontia: ausência de mais de seis dentes;
- Anodontia: ausência de todos os dentes.
E como tratar?
Cada caso é um caso, e apenas um profissional com experiência nessa área pode indicar o melhor tratamento.
Mas, geralmente, existem dois tipos de tratamento: abrir espaço para implantar um dente ou fechar esse espaço com o uso de um aparelho ortodôntico.
Especificamente falando da ortodontia, seu principal objetivo é reposicionar ou tracionar os dentes que estão inclusos na arcada dentária.
Pacientes com agenesia dentária devem sempre consultar seu dentista para juntos avaliarem qual será o tratamento mais indicado, onde o diagnóstico precoce é a melhor medida a ser tomada.