Doces Estragam os Dentes?

Desde pequeno, você deve ouvir que os doces estragam os dentes. E é a mais pura verdade!

E não prejudicam apenas os dentes, mas também as gengivas, podendo causar cáries e outros problemas bucais.

Nesse artigo, vamos mostrar em detalhes como os doces podem estragar seus dentes, algumas dicas para evitar isso e muito mais.

Por que os doces estragam os dentes?

Os doces estragam os dentes basicamente por que o açúcar entra em contato com as bactérias presentes em nossa boca.

Por sua vez, esse açúcar serve de alimento para essas bactérias, e ao liberarem ácido acabam afetando o esmalte dos dentes.

E dependendo da extensão, pode provocar mais sensibilidade, dor e até atingir a estrutura do dente, dando origem às cáries.

Por isso que é tão importante mantermos uma alimentação saudável, de preferência com o mínimo de açúcar possível.

Veja agora algumas dicas para minimizar esses efeitos prejudiciais.

Dicas para diminuir os efeitos dos doces

Agora que você já entendeu que os doces estragam os dentes, separamos aqui algumas dicas para diminuir esses efeitos:

• Escovar os dentes sempre após consumir doces;
  • Usar fio dental diariamente;
  • Faça a escovação pelo menos 3 vezes ao dia;
  • Use enxaguante com flúor;
  • Ao consumir alimentos muito ácidos, espere 30 minutos para fazer a higiene bucal.

É claro que de vez em quando não tem problema comer um doce, mas preste atenção a todas essas dicas e assim, estará preservando a saúde dos seus dentes!

No caso de crianças em particular, a atenção deve ser redobrada para evitar o aparecimento de cáries.

E não se esqueça de visitar seu dentista regularmente e não apenas quando sentir uma dor. Essa é a melhor maneira de prevenir problemas mais sérios.

Por mais que saibamos que os doces estragam os dentes, tudo o que você puder fazer para não trazer mais problemas, melhor.