Cigarro Estraga os Dentes?

Não é novidade alguma que o cigarro estraga os dentes, mas não para por aí!

Já está mais do que comprovado que o cigarro traz muitos malefícios à saúde, desde um simples problema respiratório até mesmo câncer de pulmão.

Mas o nosso foco aqui hoje é como ele pode afetar negativamente a saúde dos seus dentes e o que você pode fazer para contornar essa situação.

É verdade que o cigarro estraga os dentes?

Sim, o cigarro estraga os dentes, mas também causa doenças na gengiva e pior, câncer de boca.

No caso de doença periodontal, ocorre uma infecção da gengiva e dos ossos em volta dos dentes. Em situações mais graves, pode levar até a perda do dente.

Só que o tabagismo aumenta muito as chances de desenvolver uma doença periodontal, pois o organismo mais debilitado não consegue combater a infecção mais facilmente.

Já falando sobre o câncer de boca, quem é fumante é muito mais propenso a ter câncer bucal.

Vale lembrar também que, o cigarro pode provocar mau hálito e dentes amarelados.

Então, se você é fumante, é hora de mudar alguns hábitos, não somente pela saúde dos seus dentes, mas principalmente pela sua saúde geral.

Começando a mudar hábitos

Se você se viu na situação acima ou conhece alguém e já sabe que o cigarro estraga os dentes, chegou a hora de adotar novos hábitos.

Embora alguns fumantes digam que é praticamente impossível abandonar o vício do cigarro, tenha em mente que é a medida número um se você quer realmente ter dentes e corpo saudáveis.

Existem hoje vários grupos de apoio para lhe ajudar nesse momento, e converse com seu dentista para obter mais informações.

Mas não se esqueça de:

• Manter uma boa higiene bucal;
  • Usar fio dental diariamente;
  • Escovar os dentes pelo menos 3 vezes por dia;
  • Seguir uma alimentação balanceada.

Isso vai lhe ajudar a evitar cáries, doenças na gengiva e diminuir o risco de câncer bucal.

Por isso, não deixe de consultar seu dentista periodicamente para avaliar como está a saúde da sua boca.