Dentes de leite: esperar cair ou arrancar?
Posso arrancar o dente de leite?
A partir do momento em que o dente começa a amolecer, é comum a criança ficar ansiosa e querer puxar o dentinho. Mas isso não é indicado. Os pais devem manter a calma e esperar que a raiz se desprenda, o que faz o dente cair naturalmente. Também é importante explicar para a criança que tentar remover o dente antes da hora pode machucar e atrapalhar o nascimento do permanente.
Em algumas situações, o dente fica solto, mas não chega a cair. Nesse caso, os pais ou mesmo a criança pode dar uma ajudinha e retirar o dente. Quando o dente cai ou é extraído em casa, quase não ocorre sangramento. Caso saia um pouco de sangue, basta segurar um algodão sobre a região. Depois disso, não peça para a criança fazer bochechos com água ou comer algo, é melhor aguardar pelo menos 30 minutos para ingerir uma bebida ou um alimento.
Quanto tempo demora para o permanente nascer?
Geralmente, os primeiros dentes de leite caem entre os 5 e 6 anos de idade. Os meninos demoram mais para chegar nessa fase, comparado às meninas, que costumam alcançar o processo um pouco antes deles.
Após a queda do dente de leite, o permanente demora algumas semanas para apontar. Mas é preciso paciência, já que o crescimento completo leva um tempo maior: entre 6 e 8 meses.
Caso o dente permanente não apareça em 3 meses, é indicado procurar por um especialista. O problema pode ter diversas causas e só odontologista saberá identificar o que está acontecendo e definir o melhor tratamento.
Tenho que levar ao dentista?
Além da demora para o nascimento do dente permanente, outras situações pedem uma consulta com o especialista. Demora excessiva para o dente de leite cair, alterações na arcada dentária, queixas de dor e sobreposição do dente definitivo também são exemplos de problemas que podem surgir nessa fase. Caso identifique algum desses problemas ou qualquer outra anormalidade, procure um profissional.
Contudo, se o dente de leite amoleceu, caiu e logo o permanente apareceu, não há necessidade de procurar um especialista, já que o processo é natural da criança. No entanto, a consulta periódica ao dentista deve continuar. Ele irá auxiliar na higiene correta dos dentes de leite ou permanentes, além de indicar os melhores produtos para sempre manter a saúde bucal do seu banguelinha.
Conte pra nós: Como seu filho está lidando com a troca dos dentinhos?
Para mais dicas , consulte os outros posts em nosso blog