As táticas de marketing digital surgiram para revolucionar os negócios e prova que qualquer empresa consegue grandes resultados por meio delas, e as estratégias de SEO para clínicas odontológicas não ficam de fora.
Até mesmo uma clínica odontológica consegue aumentar os seus resultados investindo em estratégias de marketing digital e apostando em conceitos como o de SEO para alavancar a visibilidade e números dela.
É possível que nunca tenha ouvido falar de SEO, mas não se preocupe, preparamos este artigo com tudo o que precisa saber sobre ele, juntamente com os seus benefícios e as principais dicas para que ele entregue os resultados que você espera.
O que é SEO?
SEO é a sigla que abrevia o termo Search Engine Optimization, que em português significa Otimização dos Mecanismos de Busca, tudo isso com um único objetivo, aumentar os seus resultados.
As estratégias de SEO e o seu conceito tem como objetivo o melhor posicionamento da sua marca perante o maior site de busca e informação no mundo inteiro, o Google.
Imagine que você pesquise no Google as melhores progressivas do mercado, é normal que apareça diversos resultados listados para você.
Na maioria das vezes, o usuário acaba clicando no primeiro que aparece, justamente por já estar mais acessível.
E na maioria das vezes, aquele primeiro site que surgiu e que o usuário clicou acaba suprindo a sua necessidade e entregando o que ele procura, seja um produto, serviço ou informação.
Aquela lista de resultados que parecem nada mais é do que o ranqueamento feito pelo próprio Google.
Em outras palavras, se aquela marca de plano odontológico para MEI está em primeiro lugar é porque ela é uma empresa que possui um reconhecimento maior do Google.
E o site dessa marca não foi para o primeiro lugar da noite para o dia, pelo contrário, foi necessário muito trabalho e esforço por meio de estudos e aplicação de estratégias como as de SEO.
Quando uma empresa chega ao primeiro lugar do Google significa que o seu conteúdo, produto ou serviço são bons e merecem ser reconhecidos por mais pessoas na plataforma.
Por esta razão, quanto mais você agrada o algoritmo do Google e mostra a ele o poder da sua empresa, mais ele te ajuda a crescer e alavancar seus resultados.
E agradá-lo não é uma missão impossível, basta entender um pouco mais sobre ele e usar estratégias que vão de acordo com as suas diretrizes e ética, como as estratégias de SEO.
5 estratégias e dicas de SEO para sua clínica odontológica
Portanto, todo este conceito criado a partir do marketing digital e do avanço da tecnologia pode parecer uma realidade muito distante de negócios que envolvam áreas mais tradicionais, como a saúde.
Porém, as estratégias criadas nos últimos anos e que englobam todo o universo digital servem para qualquer negócio, seja uma agência de marketing ou até mesmo uma clínica odontológica.
Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a colocar o SEO em prática e atrair ainda mais pacientes para a sua clínica e visibilidade para o seu negócio.
1- Tenha um blog
Há quem diga que a era dos blogs chegou ao fim com o surgimento das redes sociais, mas eles ainda possuem um grande poder e influência na hora de ajudar usuários a encontrarem determinada informação e a tomarem decisões.
Por exemplo, se você estivesse à procura de um Hapvida plano empresarial, iria fazer a sua primeira pesquisa no Facebook ou no Google? Provavelmente no Google, justamente por saber que ele possui mais relevância e poderá te apresentar mais resultados.
Pois bem, é em uma situação como essa que um usuário ao pesquisar por um determinado procedimento dental, encontre o blog da sua clínica, se identifique com o seu conteúdo e se torne um paciente fiel da empresa.
2- Esteja engajado nas redes sociais
Por mais poderoso que seja o Google, é necessário que a sua marca também esteja presente nas redes sociais.
Visto que é lá que grande parte dos usuários se encontram e a maior chance de atrair novos clientes também.
Além de encontrar serviços de marcas como o Bradesco odonto empresarial, as redes sociais também possuem opções de impulsionamento de campanhas.
Sendo assim, você pode pagar para que a plataforma divulgue a sua clínica para milhares de pessoas.
E como se isso não fosse o bastante, elas também reúne diversas ferramentas e formatos para te ajudar a construir um relacionamento cada vez mais próximo com seus pacientes e seguidores, como:
- Vídeos;
- Stories;
- Caixa de perguntas;
- Enquetes;
- Lives;
- Posts personalizados.
Tudo isso para ajudar o seu negócio a crescer da maneira certa e construindo uma relação de respeito e profissionalismo entre empresa e consumidor.
3- Elabore conteúdos de qualidade
E independente de onde a sua clínica focar, se for em conteúdos para o blog ou para as redes sociais, é mais do que necessário que todos eles sejam de extrema qualidade para os usuários.
Quando falamos de qualidade de conteúdo, nos referimos a algo que realmente irá ajudar as pessoas e mudar as perspectivas delas sobre um assunto após encontrar um texto ou vídeo da sua marca.
Por exemplo, um nutricionista que fala apenas sobre emagrecimento não irá receber tantos retornos quanto um outro profissional que fala sobreemagrecimento com ozonio.
Isso porque o segundo profissional foi ao fundo e realmente entregou uma solução para as pessoas.
E é isso que você deve fazer por meio dos seus conteúdos, é algo que o Google prioriza demais e um fator fundamental para construir um bom posicionamento da sua clínica na plataforma.
4- Link Building
O link building é uma das estratégias de SEO mais usadas ultimamente, isso porque ela traz diversos resultados positivos e ainda cria uma rede de apoio e comunicação entre parceiros do mesmo nicho.
O termo pode ser entendido como troca de links, ou seja, você irá encontrar um parceiro que também possua um blog sobre clínicas oncológicas e oferecer essa troca visando o aumento dos resultados de ambos.
Nessa troca, você poderá inserir links no blog deste parceiro e vice-versa, dessa maneira, o público dele poderá conhecer o seu trabalho e o seu público conhecer o trabalho dele.
Diversos negócios, desde agências de comunicação até clínica estética Taboão da Serrautilizam essa estratégia e obtêm ótimos resultados.
Isso porque deixam de lado a ideia de competição e ambos se ajudam para chegar em seu objetivo final.
Porém, é necessário estar sempre atento aos blogs com quem deseja fechar este parceiro, pois ele precisa seguir o seu nicho e possui conteúdos de qualidade e que vão de acordo com as diretrizes do Google.
Essa é uma das estratégias mais bem avaliadas pela plataforma e que ajudam os negócios a conquistarem um bom posicionamento e novos clientes ao mesmo tempo.
5- Use palavras-chaves
As palavras-chaves são os termos mais procurados pelos usuários do Google dentro de um determinado período de tempo, e esses termos podem ser usados dentro dos seus conteúdos para atrair esses clientes.
Por exemplo, no último mês diversos usuários pesquisaram sobre peeling rose de mer São Paulo, esse termo pode ser usado dentro de um dos seus conteúdos para atrair as pessoas que estão procurando por este serviço.
E isso também serve para clínicas odontológicas, pois você pode pesquisar os termos de acordo com o seu nicho e ver o que as pessoas mais procuram dentro da área de odontologia.
Portanto, para encontrar essas palavras, você pode acessar plataformas como o Google Keywords que te mostram quais os termos e palavras mais procuradas, facilitando sua pesquisa e otimizando seu tempo.
Benefícios do SEO para clínicas odontológicas
Dentre tantas vantagens que as estratégias de SEO trazem para diversos tipos de negócios, inclusive as clínicas odontológicas, destacam-se:
Maior geração de leads
Leads são potenciais clientes, ou seja, pessoas que demonstram interesse pelo seu serviço ou produto como um pirômetro digital controlador de temperatura.
Por meio das estratégias de SEO, mais pessoas conhecem o seu trabalho e possuem vontade de adquirir algo da sua marca.
Mais visibilidade e maior autoridade
Com essas estratégias, a sua clínica gera mais fama e pode se tornar uma referência dentro do seu nicho, pela qualidade do seu trabalho, e audácia de investir em estratégias tão eficazes e objetivas.
Melhor posicionamento
Ressaltando que um maior reconhecimento do Google, a maior plataforma do mundo reconhece a qualidade do que você oferece.
Sendo assim, quanto mais dela houver, mais poder e visibilidade ele dará para a sua clínica, levando a muitas outras pessoas.
Considerações finais
Com elas, você aumenta as suas chances de conquistar mais clientes e provar que a sua marca é um diferencial no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, com o espaço cedido gentilmente pela Newdental ,onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.