Se você está em dúvida de qual melhor prótese, se a cimentada ou parafusada, esse artigo é para você. É claro que não é muito agradável perder um dente, mas graças aos avanços da Odontologia, esse problema pode ser facilmente resolvido.
Muitas pessoas ainda ficam em dúvida de qual escolher, e é importante analisar bem como funciona cada um dos procedimentos para fazer a escolha adequada para cada caso.
Mas o nosso foco aqui hoje é falar mais especificamente sobre prótese sobre o implante dentário e qual seria a melhor para você.
Conheça qual é a melhor prótese
Antes de você saber qual é a melhor prótese, saiba que existem basicamente dois tipos: as fixas e as móveis.
No caso das próteses fixas, como o próprio nome diz, não são removíveis. Por outro lado, as próteses móveis, mais conhecidas como dentaduras, são mais desconfortáveis e o paciente pode ter algum tipo de dor.
É importante conversar com seu dentista e juntos avaliarem qual melhor custo benefício para você.
Saiba que, hoje em dia, os implantes dentários são a primeira opção para reposição de dentes perdidos, e existe uma série de vantagens o uso de próteses sobre os implantes. E só lembrando que a fixação da futura prótese pode ser feita usando cimento ou parafusos.
Qual prótese é a melhor opção: cimentada ou parafusada
Conheça as vantagens e desvantagens de cada uma e assim, fica mais fácil escolher a melhor prótese:
Vantagens da prótese cimentada
- Mais simples e barata
- Excelente resultado estético
- Procedimento mais rápido
Desvantagens da prótese cimentada
- Não é possível a remoção
- Maior dificuldade em tratar algum problema
Vantagens da prótese parafusada
- Podem ser removidas periodicamente para limpeza
- Possibilidade de modificações na prótese
Desvantagens da prótese parafusada
- Mais caras
- Necessidade de manutenção
Na verdade, apenas o profissional é quem poderá indicar a melhor opção, pois a colocação da prótese é feita de acordo com a posição tridimensional do implante.
E depois, como cuidar?
Independentemente da melhor prótese escolhida, é fundamental fazer a higienização correta, ou seja, realizar a limpeza com escovas com cerdas adequadas e sempre após cada refeição.
No caso de próteses removíveis, o paciente precisa estar bem atento e deixá-la sempre úmida.
Então, se você for paciente, converse com seu dentista e ele irá avaliar seu caso e, com certeza, vai fazer a indicação mais apropriada para você.