Afinal, para que serve a mini incubadora? Essa é também a sua dúvida? Pois saiba que assim como você, muitas pessoas não sabem para que serve, principalmente os estudantes que estão ingressando na faculdade.
E é exatamente por isso que estamos aqui, para lhe mostrar qual a finalidade desse equipamento e porque é importante para todo consultório odontológico.
Mini incubadora: para que serve?
Antes de você saber para que serve a mini incubadora, é preciso que tenha em mente que todos os equipamentos do seu consultório precisam ser esterilizados, certo?
E para que essa esterilização seja feita, você precisa realizar o teste biológico. Este teste sai da autoclave e depois você vai precisar fazer a leitura, a fim de confirmar se o processo foi realizado de forma eficaz ou não.
E aí é que entra a mini incubadora.
Por que a mini incubadora é importante?
Então, depois que seus materiais saem da autoclave, é preciso monitorar o ciclo de esterilização.
E para saber realmente se a autoclave está funcionando da forma correta, você vai precisar fazer o teste na mini incubadora. Ou seja, para se certificar que o processo de esterilização foi completo.
Só para você saber, o tempo de incubação pode variar de 24 a 48 horas. Isso vai depender da marca que você comprou.
Aplicação da Mini Incubadora
- Uso Profissional;
- Esta mini incubadora foi desenvolvida para atestar processos de esterilização de autoclave a vapor saturado sob pressão;
- Ideal para consultórios odontológicos (clínica geral, endodontia, odontopediatria, ortodontia, prótese, dentística e estética) e consultórios médicos (dermatologia e oftalmologia), casas de saúde, ambulatórios, clínicas e hospitais veterinários, hospitais, postos de saúde, laboratórios, clínicas estéticas, espaços de manicure e podologia, estúdios de piercing, tatuagem e todos os espaços profissionais que necessitam de autoclavagem de utensílios críticos e semicríticos.
Como fazer o teste utilizando a mini incubadora?
O ideal é quando você utilizar a autoclave, faça com o teste biológico dentro. Depois, basta retirar o teste e colocar na mini incubadora juntamente com outro sem ter sido esterilizado.
Siga o manual e veja o tempo de incubação necessário. Depois de feito todo o processo, para saber se a esterilização foi concluída com sucesso, o teste deverá apresentar uma coloração diferente ao teste que não foi feito.
Se isso acontecer, sua autoclave realizou o processo de esterilização de forma correta.
Acontece que muitos profissionais ainda pensam que basta ter a autoclave para esterilizar seus materiais, mas somente através da mini incubadora que se pode confirmar se a esterilização foi feita ou não da forma correta.
Na verdade, é mais uma segurança que você tem!
Confira as nossas PROMOÇÕES!
Informações Adicionais
Cuidados e Recomendações
- Certifique-se sempre de ter desligado o aparelho da tomada para realizar qualquer tipo de manutenção e limpeza.
- Não permita que pacientes e, principalmente, crianças aproximem-se do aparelho.
- Utilize somente o tipo de indicador biológico autocontido indicado no manual do produto.
- Nunca toque na área de incubação durante ou logo após o uso do equipamento pois a área fica extremamente quente. O uso indevido poderá resultar em queimaduras.
- Tenha por hábito assegurar-se de que a tampa da Incubadora esteja devidamente fechada antes de usá-la. A não observação deste procedimento poderá intervir em seu correto funcionamento.
- Nunca coloque qualquer outro objeto dentro da Mini Incubadora que não seja um indicador biológico autocontido, ou realize qualquer tipo de uso diferente daqueles descritos no Manual do Produto.
Para o melhor funcionamento e durabilidade da sua Mini incubadora, são necessários
alguns procedimentos preventivos:
Use somente os indicadores biológicos auto-contidos para vapor;
Mantenha a Mini incubadora limpa. Para a limpeza da área de incubação, use um
cotonete umedecido em álcool 70% ou ácido peracético a 1% e friccione delicadamente
algumas vezes. O uso de outros materiais e/ou produtos pode danificá-la.
A limpeza externa deve ser realizada diariamente com pano macio e detergente neutro
biodegradável, em seguida limpe-a completamente com um pano umedecido em
álcool 70% ou ácido peracético a 1%