Muitas pessoas, principalmente estudantes, se perguntam quanto ganha um dentista e se é uma carreira que vale a pena seguir.
Na verdade, existem muitos fatores a serem levados em consideração, por exemplo, experiência, especialização, etc.
A boa notícia é que o mercado sempre tem demanda para profissionais dentistas, e dependendo do local, as chances são ainda maiores.
Mas o nosso foco aqui hoje é especificamente em relação ao salário de um dentista.
Por isso, vamos dar uma visão geral para que você tenha uma ideia de quanto é.
Quanto ganha um dentista? Vale a pena?
Antes de você saber quanto ganha um dentista, é importante dizer que, depois da Medicina, é uma das áreas da saúde mais promissoras.
Então, se você ainda estava em dúvida se deveria ou não seguir essa carreira por conta do salário, provavelmente esse não é o problema.
Lembrando que o Conselho Federal e Regional de Odontologia estabelece um piso salarial mínimo, que é de 3 salários mínimos por 20 horas semanais.
E dependendo do local de trabalho, ainda pode haver um acréscimo entre 10 a 40%, que corresponde a questões de insalubridade.
Isso é o básico, mas o valor pode aumentar devido a vários fatores.
O que considerar para definir quanto ganha um dentista
Agora que você já viu o piso salarial mínimo, saiba que existem outros fatores a serem levados em conta, como por exemplo:
- Experiência;
- Especialização;
- Região de atuação.
É claro que quanto mais experiência tiver, maior será o rendimento do profissional dentista.
Além disso, existem especializações como implantodontista e ortodontista cujas remunerações são muito atraentes.
E dependendo da região de atuação, se houver muita demanda e poucos profissionais, o dentista tem a oportunidade de ganhar bem mais.
Um outro aspecto a considerar é que se o profissional vai trabalhar em seu próprio consultório ou não. Isso também vai refletir em quanto ganha o dentista.
O ideal é estar sempre atualizado e se especializar em uma área da Odontologia, pois isso garante remunerações mais altas.