Muitas pessoas não sabem se podem passar ou não fio dental quando a gengiva estiver inflamada ou sangrando, mas o melhor a fazer é consultar o dentista.
Acontece que isso pode ser sinal de gengivite que, se não for tratada, pode evoluir para uma periodontite, que inclusive pode levar à perda do dente.
Ou talvez não seja nada mais sério, mas apenas o profissional pode avaliar.
Nesse artigo, entenda quais as causas do sangramento na gengiva e o que fazer para não piorar e diminuir riscos para uma gengivite, por exemplo.
Pode passar o fio dental quando a gengiva estiver inflamada ou sangrando
Essa questão do uso do fio dental quando a gengiva estiver inflamada ou sangrando ainda gera muita dúvida, principalmente porque é justamente o uso regular do fio dental que previne várias doenças da gengiva.
Apenas lembrando que, uma das principais causas de sangramento gengival é o acúmulo de bactérias.
E se não forem removidas adequadamente, a placa bacteriana se calcifica, o que causa o sangramento.
Acontece que, não é normal a gengiva sangrar ao passar fio dental, logo, é preciso investigar o que está causando esse sangramento da gengiva.
Saiba o que é doença periodontal
Se por um acaso você apresenta sangramento constante, preste atenção, pois isso não é normal.
Pode ser início de uma doença periodontal, e quando a gengiva estiver inflamada ou sangrando marque uma consulta com seu dentista para que faça um diagnóstico mais preciso.
Na maioria das vezes, começa com uma leve inflamação na gengiva e se não for tratada, pode até acarretar a perda dos dentes.
Veja a seguir algumas dicas para prevenir o sangramento.
Dicas para prevenir o sangramento
Embora muitos achem que devam parar de usar o fio dental quando a gengiva estiver inflamada ou sangrando, é agora mesmo que não pode deixar de usá-lo.
Não precisa fazer movimentos bruscos, caso contrário, vai machucar mais a gengiva.
Passe o fio dental gentilmente e sempre atento para que seja usado corretamente, ou seja, no espaço entre a gengiva e o dente.
E se continuar sangrando, visite seu dentista para orientar quanto ao melhor tratamento.