Qual é o melhor Kit Acadêmico?

Melhor kit acadêmico

Se você acabou de entrar na faculdade, provavelmente já começou a pesquisar sobre kit acadêmico, e está em dúvida de qual é o melhor kit acadêmico, afinal, ele vai te acompanhar durante todo o seu curso.

No mercado, como você encontra várias marcas e modelos, a dúvida fica ainda maior.

Além disso, é a primeira vez que está tendo com tanto com uma série de instrumentos, e a maioria deles, você não tem ideia para que serve.

Para facilitar a sua escolha, reunimos aqui as principais informações a serem levadas em conta no momento de você comprar o seu kit!

O que é kit acadêmico odontológico?

O kit acadêmico, como o nome sugere, é composto por alguns instrumentos, os quais você irá usar ao longo de toda a graduação, e quanto melhor a qualidade, quem sabe depois de formado?

É claro que você pode estar se perguntando que instrumentos são esses e para que servem, e por isso, vamos explicar as funcionalidades de cada um deles.

1.Micromotor

É um dos componentes mais importantes do kit, pois é o responsável por acionar mecanicamente os outros itens, como a peça reta e a caneta de alta rotação.

Como o funcionamento das outras peças depende do micromotor, é essencial que seja feita a manutenção correta, inclusive, os fabricantes aconselham sua lubrificação diariamente.

O micromotor é utilizado em vários procedimentos como acabamento de restaurações, preparo de cavidades, polimento, profilaxia, apenas para citar alguns.

2.Contra-ângulo

O contra-ângulo deve ser acoplado ao micromotor para funcionar, e geralmente é utilizado durante procedimentos cirúrgicos.

Hoje em dia, é possível encontrar vários tipos de contra-ângulo, onde os mais comuns são: convencional, multiplicador e redutor, sendo que cada um é mais indicado para um ou outro procedimento.

Quando a velocidade de rotação produzida pelo micromotor passa totalmente pela broca, é usado o contra-ângulo convencional.

Já o multiplicador, como o nome já indica, tem como finalidade acelerar a velocidade, sendo principalmente utilizado em:

  • Próteses;
  • Procedimentos de desgaste de esmalte, dentina, etc;
  • Trabalhos de refinamento.

Por fim, o contra-ângulo redutor, cuja função é reduzir a velocidade do micromotor. Por exemplo, recomenda-se o uso do redutor 16:1 PB e o 20:1 PB em procedimentos como:

  • Aperto de peças protéticas;
  • Cirurgias de alto torque;
  • Desgaste ósseo;
  • Fixação de parafusos em implantes.

3.Peça reta

Outro componente do kit acadêmico é a peça reta, também chamada de peça de mão, e também é encaixada no micromotor, e diferentemente da caneta, apresenta uma rotação mais baixa.

Possui uma série de funções, mas podemos destacar o polimento de placas e procedimentos extrabucais.

Existem vários modelos disponíveis:

  • Reta longa;
  • Reta curta;
  • Reta multiplicadora;
  • Angulada;
  • Angulada e multiplicadora.

4.Caneta de alta rotação

Provavelmente você já conhece a caneta de alta rotação, mas talvez por outro nome, pois é ela a responsável por aquele “motorzinho” de consultório odontológico que apavora muitos pacientes.

Esse instrumento é composto por uma broca na extremidade e acionada por uma miniturbina, sendo irrigada por água durante o procedimento.

Quando se trata de equipamentos dentários, a caneta de alta rotação tem uma série de funcionalidades, como por exemplo:

  • Retirar peças antigas;
  • Remover tecido cariado;
  • Limpeza;
  • Perfurar o esmalte.

Portanto, o kit acadêmico é composto por esses 4 instrumentos, todos essenciais em qualquer trabalho executado por um dentista.

Preciso comprar o kit acadêmico?

Sim, principalmente por se tratar dos instrumentos básicos de todo consultório odontológico, o kit acadêmico é indispensável, e isso desde a sua graduação.

Durante as aulas práticas, cada aluno deve ter seu próprio kit, pois é através dele que vai aprender as disciplinas na prática.

O ideal aqui é escolher um kit com a melhor qualidade possível, que por mais que você faça um investimento maior agora, é a garantia que vai durar muitos e muitos anos.

Qual é o preço do kit acadêmico?

Embora o kit acadêmico não seja barato, é um investimento que precisa ser feito, e é aqui que alguns estudantes erram.

Isso porque, pesquisam apenas o kit pelo preço e deixam em segundo plano a qualidade do material, e sabe aquele ditado “o barato que sai caro?”

É exatamente isso que acontece ao optar por um kit de baixa qualidade. Pense no custo/benefício a longo prazo, uma vez que você vai poder usá-lo mesmo depois de formado.

O que adianta comprar um kit mais barato hoje e daqui a um ou dois anos, ter que comprar outro?

No mercado, existe uma variedade de preços, que variam de R$ 1 mil a R$ 4 mil assim como várias marcas.

Vale a pena pesquisar por marcas com boa reputação, como KaVo, Dabi e Dentflex,Nsk , Newdental ,Dentscler , que é a garantia de maior durabilidade, o que se reflete na melhor execução dos procedimentos.

Como escolher o melhor kit acadêmico?

Agora que você já sabe o que o kit acadêmico contém, chegou o momento de escolher o melhor.

Existem alguns critérios a serem levados em conta, e assim, a sua escolha será mais assertiva.

1.Design

Quando se trata de design, é preciso considerar a ergonomia, tamanho e peso, para que você consiga trabalhar sem dificuldade.

Por exemplo, o design dos motores. Ele precisa ter um tamanho que permita a empunhadura e que seja inserido corretamente na cavidade bucal.

Além disso, se a sua ideia é atender crianças, saiba que existem kits projetados especialmente para o público infantil.

No entanto, a tecnologia evoluiu tanto que você já encontra no mercado kits acadêmicos que servem tanto para crianças como adultos.

Quando se trata de canetas, o ideal é escolher a com menos ranhuras, a fim de evitar o acúmulo de bactérias e sujeiras.

Um outro fator é o peso, pois quanto mais leve for o kit, melhor.

2.Pinça

A pinça é a parte da caneta onde você vai colocar a broca, a qual precisa ser bem ajustada, o que garante um menor ruído e a durabilidade da broca.

3.Torque e refrigeração

Para proteger o dente, é necessário que o nível de refrigeração seja alto. Para isso, o torque também deve ser grande.

Isso porque, quanto maior for o torque, maior será a sua velocidade e a quantidade de rotação.

4.Encaixe das brocas

Você encontra dois tipos de encaixe: o manual e o push botton.

O encaixe manual requer que as peças sejam encaixadas manualmente, já o push button, otimiza todo o processo, especialmente durante um procedimento onde há a necessidade de troca de brocas.

5.Cor dos instrumentos

Geralmente, os instrumentos odontológicos são metálicos, no entanto, já existem no mercado alguns coloridos.

Isso vai do gosto pessoal de cada um, desde que não afete a funcionalidade dos aparelhos.

Esses são os principais pontos a serem avaliados na hora de escolher o seu kit acadêmico, e lembre-se que a manutenção, armazenamento e limpeza fazem toda a diferença.

É essencial que você cuide muito bem do seu kit, pois isso vai ajudar muito o aprendizado ao longo do seu curso, e tornar os procedimentos mais seguros e eficazes!

Fabricantes de Kit acadêmico que vendemos aqui na dental e já testamos!
Kavo
Kit Academico Kavo completo
Kit Acadêmico Kavo

Marca tradicional , preços mais elevados , porém é quase uma unanimidade os profissionais que utilizam desta marca…

Dabi Atlante
Kit Acadêmico Dabi Atlante para Dentistas e estudantes
Kit Acadêmico Dabi Atlante

Outra marca tradicional , com destaque para a estética dos kits que são muito bonitos , é um concorrente direto com KAVO , sendo assim , os 2 valem a pena

Nsk
kit acadêmico NSK
Kit Acadêmico NSK

Poucos conhecem esta marca , mas é uma marca japonesa tradicionalíssima , na nossa opinião, possui menos locais de assistência técnica aqui no Brasil , aqui na Newdental Produtos Odontológicos , nós prestamos assistência em todos os fabricantes…

Dentscler

Um dos fabricantes de entrada , temos poucos registros de problemas com este também ,caso não conheçam , vale a pena testar…

Dentflex

Fabricante de entrada também , temos ótimos reviews deste fabricante , que também tem bons resultados

Detalhes importantes:

Sempre compre Kits do qual se possa fazer manutenção fácil , conexões simples , assim sempre terá sucesso, faça as manutenções indicadas e isso fará com que seu kit seja preservado por muito mais tempo!

Para mais dicas , consulte os outros posts em nosso blog

Deixe uma resposta

Precisa de ajuda?
0

Your Cart