Autoclave , como usar?

Autoclave , autoclave cristofoli , autoclave como usar

Como usar a Autoclave?

Quando pensamos em esterilizar nossos materiais, o primeiro passo é saber como utilizar a autoclave.

Assim, o profissional pode trabalhar com tranquilidade e oferecer 100% de segurança aos seus pacientes, pois todos os materiais estarão livres de todos os micro-organismos.

Qual a importância da Autoclave?

Antes de você saber como utilizar a autoclave, seria interessante lembrar porque é um equipamento indispensável em qualquer consultório odontológico.

Então, a autoclave é um equipamento que permite a esterilização completa de todos os instrumentos. E vale ressaltar que é uma das exigências da Anvisa a esterilização de todos os materiais odontológicos.

A partir do momento que há a eliminação de todos os micro-organismos, reduz-se consideravelmente o risco de infecções e contaminações.

Existe uma outra questão: todos os materiais devem ser esterilizados antes de serem utilizados por um paciente.

Se quer comprar Autoclaves sem comprometer o seu orçamento clique aqui e conheça as melhores promoções!

Como escolher a Autoclave?

Hoje, existe no mercado várias marcas de autoclave e é importante ficar bem atento como utilizar a autoclave para garantir toda a segurança aos seus pacientes.

Na verdade, tudo vai depender das suas necessidades. Por isso que separamos aqui algumas dicas para lhe ajudar na sua escolha

Existem muitos fabricantes no mercado como por exemplo

Cristófoli , Digitale , Biotron , Schuster , Vitale , entre outros

Como escolher a Autoclave?

Hoje, existe no mercado várias marcas de autoclave e é importante ficar bem atento como utilizar a autoclave para garantir toda a segurança aos seus pacientes.

Na verdade, tudo vai depender das suas necessidades. Por isso que separamos aqui algumas dicas para lhe ajudar na sua escolha:

Ciclos mais rápidos

Vamos supor que você atenda muitos pacientes durante o dia. Nesse caso, o melhor é optar por autoclave que possui ciclos mais rápidos.

Autoclave a Vácuo

Nesse caso, como o próprio nome diz, todo o processo de esterilização é a vácuo. Sendo assim, todos os materiais saem secos da autoclave, podendo ser acondicionados como você está habituado.

Normas ABNT e Anvisa

É muito importante verificar se a autoclave cumpre todas as normas estabelecidas pela ABNT e Anvisa.

Essa é uma garantia que estará adquirindo um equipamento confiável e seguro.

Autoclave que utiliza água fresca

Aqui, a água fresca utilizada durante o processo minimiza consideravelmente os riscos de contaminações oriundas de ciclos anteriores.

Autoclave com Saída de Vapor

Quando uma autoclave permite que o vapor seja eliminado, isso faz com que os materiais odontológicos sequem bem mais rápido.

Se você está procurando adquirir uma autoclave e não faz a mínima ideia de como utilizar a autoclave, saiba que todos os fabricantes disponibilizam manuais onde explicam quais todos os procedimentos a seguir.

Tenha sempre em mente que se você tomar todos os cuidados necessários, fazer toda a limpeza, seus equipamentos poderão ter uma vida útil muito mais prolongada

Procedimentos de Operação de Autoclave

1-Coloque os materiais na autoclave;

2-Feche e sele a tampa;

3-Ligue-a no máximo e quando começar a sair vapor, feche a válvula;

4-Espere a temperatura atingir o indicado no manual;

5-Um vez nessa temperatura, mude para o médio e deixe 15 minutos;

6-Após o período, desligue a autoclave e abra a válvula para o vapor sair;

7-Só abra a tampa depois que o manômetro estiver no zero;

8-Retire o material com luvas resistentes ao calor.

Insumos para Autoclave

Para mais dicas , visite o nosso Blog:

Autoclave é um aparelho utilizado para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares por meio do calor úmido sob pressão inventado por Charles Chamberland, inventor e auxiliar de Louis Pasteur.[1]

A autoclave é um equipamento no qual o material a ser esterilizado é colocado de forma a fazê-lo entrar em contato com o vapor de água em altas temperaturas e pressão por um tempo determinado. A ação combinada da temperatura, pressão e umidade promovem a termocoagulação e desnaturação de proteínas enzimáticas e estruturais dos microrganismos, causando sua morte.

Consiste em um cilindro metálico, que pode ser tanto horizontal como vertical, que possui uma resistência interna cuja função é aquecer a água; uma tampa com parafusos para fechá-la hermeticamente, válvulas de segurança e para saída de ar; um indicador de temperatura e pressão e controle de temperatura.[2] 

Deixe uma resposta

Precisa de ajuda?
0

Your Cart