Piercing Dental o que é?

Piercing Dental

Piercing Dental: É Perigoso?

É bem provável de você já ter visto alguém com piercing dental, mas fica se perguntando se é perigoso colocar.

Na verdade, o processo é muito simples e rápido, porém, é essencial tomar alguns cuidados para não afetar a sua saúde bucal.

Geralmente, os piercings específicos para os dentes são pequenas pedras feitas de cristais, ouro e prata.

Se você está pensando em colocar um piercing, tire todas as suas dúvidas aqui!

O que é piercing dental?

Piercing dental é um acessório, que pode ser uma pedra de cristal, de ouro ou prata, que é colado diretamente no dente.

Para isso, é necessário usar um ácido para provovar a desmineralização do local, para facilitar a colagem, semelhante a usada para a colocação dos bráquetes dos aparelhos ortodônticos.

Esse processo é muito simples, não invasivo e nem causa desgaste no dente, e na maioria das vezes, dura por volta de três meses.

Piercing no dente
Piercing nos dentes brancos

Quais são os tipos de piercing dental?

Algumas pessoas comparam o piercing dental a uma joia, podendo ser feitos de strass, prata, ouro, diamante e outras pedras semipreciosas.

Embora o mais usado seja o transparente, existem modelos coloridos, como vermelho, azul, preto, etc.

Além disso, existem diferentes formatos. Fora o tradicional redondo, você pode encontrar o piercing oval, quadrado, ou ainda em forma de coração e estrela.

É perigoso colocar piercing dental?

Na verdade, colocar o piercing dental não é perigoso, mas é essencial tomar alguns cuidados para evitar outras complicações.

Uma má higienização pode causar:

• Acúmulo de placa bacteriana;
  • Surgimento de manchas brancas;
  • Doenças gengivais;
  • Cáries;
  • Fraturas no esmalte.

Por isso que vale a pena conversar com seu dentista para avaliar essas possíveis complicações e então decidir se vai ou não colocar o piercing.

O piercing dental é definitivo?

Assim como outros tipos de piercing, o colocado nos dentes não é definitivo.

Ou seja, você pode retirá-lo quando quiser, desde que por um profissional.

Essa é a garantia que os dentes não fiquem com manchas e evitar outros dentes ao esmalte dental.

Vale lembrar também que não existe nenhuma contraindicação, mas o ideal é que o paciente conte com uma boa saúde bucal.