Dúvidas sobre Documentação Ortodôntica?

O principal objetivo de organizar a documentação ortodôntica é porque além de facilitar o trabalho do dentista e assim poupar tempo, fica mais fácil de acompanhar o tratamento.

E como são muitos documentos, desde exames, radiografias a laudos, o melhor é já ter em mãos quais devem ser solicitados ao paciente, de acordo com cada caso.

Se você ainda estiver em dúvida sobre quais documentos, preparamos aqui uma lista completa de tudo o que vai precisar.

O que é documentação ortodôntica?

Documentação ortodôntica se refere a todos os exames, radiografias, análises, laudos, enfim, tudo o que é solicitado antes, durante e após o fim do tratamento.

São esses documentos que permitem ao profissional traçar as abordagens mais adequadas, além de poder acompanhar toda a evolução do tratamento.

Veja alguns desses documentos:

  • Radiografias panorâmicas;
  • Fotos extra e intrabucais;
  • Telerradiografia lateral;
  • Análise das vias aéreas;
  • Periacapais de incisivos;
  • Entre outros.

É muito importante avaliar caso a caso e solicitar os documentos necessários.

Uma outra dúvida se refere até quando o profissional deve guardar esses documentos.

Até quando guardar a documentação ortodôntica?

Só para você saber, segundo o Código de Defesa do Consumidor, a relação profissional/paciente é considerada uma relação de consumo.

Logo, toda a documentação ortodôntica deve ser guardada por um período de até cinco anos, e depois ser entregue ao paciente.

Dependendo do tipo de documento, deve ser descartado corretamente. Por isso que é importante saber exatamente quais exigem um descarte diferenciado.

Agora, no caso de usar esses documentos para exibir em algum congresso, por exemplo, o paciente deve autorizar por escrito.

Como organizar tudo isso?

Saiba como organizar esses documentos

Em primeiro lugar, o local de armazenamento da documentação ortodôntica deve ser o mais afastado de umidade, de preferência um local seco e de fácil acesso.

O ideal é que cada cliente tenha uma pasta, onde os documentos são organizados por data, ou seja, dos mais antigos aos mais recentes.

Sempre que acabar um tratamento, destine essa pasta para outro local, e como já foi dito, os documentos devem ser guardados até 5 anos.

A boa notícia é que com o avanço de tecnologias, muitos exames são digitais, e assim, podem ser mantidos na nuvem do computador, o que faz com que você não precise de muito espaço físico para guardá-los.

Se você é uma pessoa desorganizada ou não tem muito tempo disponível, hoje existem vários softwares que ajudam a agilizar esse processo, onde é possível separar os documentos por assunto.

Deixe uma resposta

Precisa de ajuda?
0

Your Cart