Você que é estudante de Odontologia, provavelmente está considerando optar pela Implantodontia como especialização, mas ainda está com muitas dúvidas, certo?
Talvez esteja se perguntando se é uma área promissora, se tem demanda, ou mesmo se o seu perfil se encaixa.
Então, pensando justamente em tirar todas as suas dúvidas, preparamos esse guia básico.
Assim, você entende do que realmente se trata essa especialidade, o que vai aprender e assim, pode lhe ajudar a fazer a sua escolha.
O que é Implantodontia?
De uma forma bem resumida, a Implantodontia envolve a Periodontia, Cirurgia, Prótese, além de conhecimento em radiologia.
Enfim, é bem provável que essas disciplinas você tenha visto na faculdade, mas tudo o que se refere a implantes, talvez só de uma forma superficial.
Agora, o implante nada mais é do que uma prótese, logo, se você quer se especializar nessa área, deve entender tudo sobre prótese, para depois sim se aprofundar na instalação de implantes.
Quanto tempo dura a especialização?
Geralmente, a especialização em Implantodontia dura em média 2 anos, onde você vai aprender a realizar cirurgias de enxertos ósseos, implantes e todos os tipos de próteses sobre implantes.
Agora, é essencial que escolha um curso que te prepare com todos os conhecimentos necessários para se destacar no mercado, como por exemplo:
- Avaliar as condições da estrutura óssea dos maxilares;
- Conhecer as técnicas e procedimentos referentes aos diferentes tipos de prótese;
- Identificar a necessidade de raspagens e enxertos;
- Dominar as técnicas cirúrgicas específicas para colocação de implantes.
Esses são apenas alguns exemplos, no entanto, o ideal é se manter atualizado sobre novas técnicas, materiais e medicamentos mais modernos.
Assim, além de ter mais sucesso no tratamento, vai poupar tempo.
Vale a pena investir em Implantodontia?
Se você ainda está em dúvida se deve se especializar em Implantodontia, saiba que é uma área que tem crescido muito, especialmente por conta do maior acesso das pessoas aos tratamentos odontológicos.
Só para você ter uma ideia, o Brasil já ocupa o quarto lugar na área, ficando atrás apenas da Alemanha, Itália e Estados Unidos.
Embora seja uma área cheia de desafios, basta você se dedicar e estudar bastante que ela vai trazer ótimos retornos para você.