Entenda a importância da odontologia preventiva

Entenda a importância da odontologia preventiva

Nos últimos anos a odontologia preventiva vem ganhando destaque entre diferentes tipos de pessoas e públicos que visam evitar o surgimento de doenças bucais.

Esse aumento da população ocorre por conta da mudança no comportamento da sociedade, que está cada vez mais engajada na procura por uma saúde melhor, sendo a bucal e a do corpo como um todo.

Sendo assim, as consultas em clínicos gerais para a certificação de que tudo está em ordem e em dentistas para evitar doenças ou, quando ocorre, saber mais sobre o aparelho para bruxismo onde comprar e como funciona.

Neste artigo veremos mais sobre a odontologia preventiva e quais são as suas vantagens para a vida daqueles que a procuram.

O que é a odontologia preventiva?

Para entender melhor sobre esta especialidade existe uma frase muito popular que diz “é melhor prevenir do que remediar”, sendo esse o princípio por trás da odontologia preventiva.

Ela vai muito além da estética bucal que pode ser alcançada por meio de uma faceta dentária, por exemplo. Vai cuidar da estrutura bucal como um todo, envolvendo a língua, a gengiva e os dentes em si.

Além disso, essa área vai auxiliar os pacientes com a prevenção de doenças bucais graves e infecções, por meio do aconselhamento passado pelo dentista durante as consultas.

Como funcionam as consultas?

As visitas a um especialista são essenciais dentro da odontologia preventiva. Eles darão todo o direcionamento necessário para que os cuidados com a saúde bucal sejam feitos da maneira correta.

A primeira coisa que é feita nessas consultas é a avaliação completa da boca e como está a sua saúde, analisando o estado dos dentes, gengivas, língua e até mesmo da garganta.

Além disso, o dentista pode fazer a solicitação de exames para conseguir se aprofundar e ter uma visão mais minuciosa sobre o paciente, como a radiografia e o teste de fluxo salivar, por exemplo.

Por fim, vai ser possível identificar a necessidade de se usar e pesquisar sobre um aparelho lingual preço, quais os passos a seguir e a melhor maneira de dá-los.

A importância da odontologia preventiva

A boca é a porta de entrada para o nosso organismo, sendo essencial para a saúde do nosso corpo como um todo, podendo causar ou evitar doenças graves, de acordo com o modo que ela é cuidada.

A saúde bucal influencia diretamente na  qualidade de vida e no convívio com a sociedade, causando quando não é feita a manutenção:

  • Diminuição do paladar;
  • Problemas estéticos;
  • Mastigação;
  • Fonação;
  • Desconforto e dores.

Muitas pessoas acreditam que apenas na aparência será afetada caso não cuide dos dentes, porém quando há a perda de um dente, por exemplo, outros problemas podem ocorrer com a digestão, mastigação e, quando mais grave, com infecções.

Sendo assim, tudo no corpo está interligado e funciona como um, onde cada parte tem influência em outra. 

Por isso a odontologia preventiva vai ajudar para que tudo que envolve a boca esteja funcionando de maneira saudável, indicando procedimentos, cuidados ou o uso de um aparelho de dente transparente.

Vantagens e benefícios da odontologia preventiva

Como mencionado ao longo deste texto esta área da odontologia possui diversas influências na nossa saúde, convívio em sociedade e estética, por exemplo.

Essas vantagens podem ser melhor explicadas, como:

  1. Aumento na qualidade de vida

A prevenção odontológica é feita por meio do aconselhamento especializado, envolvendo alimentação, higiene correta, uso de flúor e das consultas regulares fazem com que consigamos nos sentir mais saudáveis e dispostos.

As relações interpessoais são melhoradas e problemas no estômago são evitados, tornando a vida mais leve.

  1. Redução de problemas bucais

Doenças como cáries, periodontite, gengivite e até mesmo a perda dos dentes são evitadas por meio da odontologia preventiva, além de detectar o surgimento de câncer bucal com antecedência.

Sendo assim, o dentista consegue recomendar o uso de um aparelho ortodôntico transparente ou uma limpeza para que não haja problemas futuros.

  1. Conserva a saúde bucal

Por fim, a principal função da prevenção odontológica é conservar a saúde bucal por meio de aconselhamentos e o passo a passo que o paciente deve seguir em sua casa.

Esses aconselhamentos podem ser facilitados quando se possui um plano odontológico para que o dentista seja consultado frequentemente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

error: Content is protected !!
0

Your Cart