Mitos sobre clareamento dental caseiro

Mitos e verdades sobre clareamento dental caseiro

A busca pela melhora sobre a estética bucal pode começar a partir de um tratamento que reúne a visita ao dentista e o clareamento dental caseiro com suporte profissional. Afinal, é preciso muito mais do que escovar os dentes e passar o fio dental para um sorriso bonito. 

Aliás, quando se trata da recuperação da coloração natural dos dentes, há outros procedimentos que podem ajudar. 

Esse é o caso do clareamento dental com laser e a aplicação de lentes de contato com películas ultrafinas de resina, porcelana ou cerâmica.

É preciso lembrar que o clareamento dental sempre é alvo de dúvidas que se misturam a mitos e verdades que precisam ser esclarecidas.

Portanto, nada melhor do que fazer um agendamento em uma clínica odontológica e conversar com um profissional da área.

Antes, vale a pena entender sobre o que se trata o clareamento dental, quais as medidas que podem ser tomadas e alcançar dentes branquinhos.

Dentes escurecem com o passar do tempo?

Ao longo da vida o corpo humano passa por diversas transformações, e com os dentes não seria diferente. 

Todo alimento que passa pela boca tem algum tipo de influência, positiva ou negativa, sobre as condições dentárias e na saúde, como um todo. 

Por isso é possível encontrar pessoas adultas que possuem os dentes mais amarelados, ou então escurecidos. Isso é efeito do desgaste natural do esmalte que protege toda a superfície dentária. 

Hábitos de consumo também são responsáveis pelo escurecimento dos dentes, como alimentos com corantes e o uso de cigarros. 

As bebidas industrializadas, como as alcoólicas, os refrigerantes e os sucos também são inimigos dos dentes claros e brilhantes, visto que podem contribuir com a erosão e os pigmentos podem se fixar na estrutura.

O alcatrão e a nicotina encontrados nos cigarros são prejudiciais à saúde, de uma forma geral. 

Por ter uma incidência direta sobre os dentes, esses ficam amarelados e, ainda, prejudicam a gengiva, a língua e a garganta, podendo causar até mesmo câncer nessa região.

É possível tomar providências que podem ajudar na recuperação, como evitar cigarros e similares, como charutos e narguiles, e cuidar da saúde bucal junto a uma clínica odontológica, realizando as consultas de check-up e higienizado adequadamente em casa.

Assim como uma empresa de restauração de fachadas, que arruma a frente de prédios, edifícios, comércios e residências, é possível ter dentes sadios e ficar com a saúde bucal em dia realizando os processos de vistoria e restaurações, sempre que necessário.

O primeiro passo é largar o cigarro e adotar uma dieta balanceada, com alimentos que ajudam até mesmo quando se pensa em clareamento dental caseiro. 

Frutas e sementes ajudam no clareamento dental?

A estética bucal é uma consequência de mudanças positivas observadas ao longo do tempo, principalmente em se tratando que o sorriso pode ser uma proteção em momentos oportunos, como em um evento social ou mesmo dentro de uma entrevista de emprego.

Uma pessoa que faz clareamento dental pode sorrir com segurança, e isso é um atrativo que cativa as pessoas. 

A mesma segurança que os equipamentos de proteção individual radiologia passam para os profissionais que trabalham nessa área, os pacientes podem sentir em outras situações, interagindo com tranquilidade. Isso porque os dentes brancos são um escudo que protegem e demonstram simpatia e carisma.

Além disso, os profissionais podem indicar alimentos que podem entrar na dieta de um paciente, independentemente se o clareamento dental utilizou uma técnica a lazer ou apenas com produtos químicos reagentes.

Entre os alimentos indicados pelos profissionais da área da odontologia, vale destacar 4 produtos que são acessíveis e podem ser consumidos continuamente:

  • Brócolis;
  • Oleaginosas (Castanha, gergelim e nozes);
  • Leite e queijo;
  • Maçã.

O brócolis é muito indicado pois ele ajuda na salivação, que é uma forma natural de proteger e limpar os dentes. O leite e sementes como castanha possuem cálcio, muito importante para o fortalecimento de toda a estrutura óssea.

A mastigação de gergelim promove a eliminação de placa bacteriana, o que é muito importante para quem faz o clareamento dental. Além disso, as nozes ajudam a formar uma película que interfere positivamente no esmalte que cobre toda a estrutura dos dentes.

Já a maçã é uma das frutas mais completas quando se trata de saúde bucal, por ser um alimento que pode ser consumido in natura, inclusive a casca, após a devida higienização, contribuindo para a higienização da cavidade.

Deste modo, os alimentos podem ser usados como um modo de manutencionar a coloração dos dentes, visto que contribuem com a higienização, e há até substâncias que auxiliam na quebra de pigmentos, como o morango.

Lentes de contato deixam os dentes brancos?

Ao contrário de um tratamento de clareamento dental em que são aplicados produtos específicos sobre a superfície dos dentes, a colocação de lente de contato odontológica trata de uma reforma e moldagem dos dentes.

Muito procurado por pacientes que possuem diastema, que pode ser reconhecido pelos espaços evidentes entre os dentes, os dentistas optam pela aplicação das películas para uma correção mais harmoniosa do sorriso, proporcionando melhora do tom, alinhamento e até dimensão de toda a arcada, se assim for desejado/necessário. 

Da mesma forma que as lojas de películas automotivas aplicam nos vidros dos carros para proteger uma estrutura, as lentes de contato possuem como característica em comum a proteção dos dentes.

Conforme os cuidados que o paciente adota ao longo do tempo, as lentes de contato podem durar de 5 a 10 anos. Essa duração pode ser prolongada se determinados hábitos forem descartados, entre os quais:

  • Mordiscar tampas e canetas;
  • Não abrir garrafas com os dentes;
  • Roer as unhas;
  • Ter cuidado com os alimentos duros.

Vale lembrar que acidentes podem acontecer, então o paciente precisa lembrar que, assim como é possível fazer o conserto de tela de celular samsung, as lentes de contato podem ser substituídas, desde que seja em um clínica odontológica especializada.

Ocorre alteração na sensibilidade pós clareamento dental?

É verdade que um paciente que passou por um tratamento de clareamento dental pode estar com os dentes e gengivas mais sensíveis, ao menos por um curto período de tempo.

Quando um comerciante identifica o momento em que é preciso procurar uma assistência técnica de balanças eletrônicas, a sensibilidade dos dentes pode ser percebida quando uma pessoa toma uma bebida quente ou gelada e sente dores que não existiam antes.

Entretanto, é importante especificar qual o nível de sensibilidade, pois isso pode ser ocasionado por outras causas. 

Dessa forma, a substância utilizada pode ter uma concentração igual para duas pessoas diferentes, e uma ser mais sensível que a outra.

Por isso é importante passar por uma supervisão completa em relação à necessidade de clareamento dental e as condições dentárias.

Seguindo uma lógica sobre sensibilidade, é o mesmo caso que uma pessoa acha que precisa fazer o conserto de ar condicionado em BH sendo que outra pensa que está frio demais. 

Ou seja, é preciso encontrar um meio termo e verificar quais as condições dos dentes para realizar os procedimentos de forma personalizada, contando com o suporte adequado de um profissional especializado. 

Assim, é preciso verificar a necessidade de conserto em outras áreas, como cáries ou gengivite, por exemplo, antes mesmo do clareamento.

Cabe ressaltar neste ponto que mesmo o clareamento caseiro deve ser feito com o suporte do profissional, após a avaliação e produção da moldeira e indicações sobre o uso do gel clareador.

Isso porque o acompanhamento de todo o tratamento é feito semanalmente, identificando possíveis ofensores e ajustes necessários, bem como há uma menor presença de peróxido para preservar a dentição e suas condições.

Manutenção constante da higiene bucal

Desde criança se aprende a necessidade de cuidar dos dentes, fazer uma escovação com cerdas macias e creme dental com nível de flúor específico para a manutenção da higienização e saúde bucal.

Os fabricantes de equipamentos para laboratório odontológico seguem especificações técnicas que influenciam no uso de instrumentos que são utilizados para manter o clareamento dental caseiro em dia.

Por isso que muitos profissionais da área da odontologia seguem cartilhas específicas para indicar a melhor escova, o melhor creme dental, assim como o fio dental e o enxaguante bucal corretos para as necessidades específicas.

São cuidados que estão associados aos tratamentos empregados dentro de uma clínica odontológica, mas que podem, e devem, ser aplicados no conforto do lar para manter a durabilidade dos tratamentos e a qualidade da saúde bucal.

Contraindicações sobre embranquecimento dos dentes

Antes de iniciar o tratamento, um profissional que faz o curso design gráfico Belo Horizonte ou mesmo um atendente de clínica de estética precisa verificar a condição geral de saúde e saúde bucal, bem como o orçamento e tempo disponível para o tratamento, de modo a identificar o tratamento mais adequado e se é realmente viável realizá-los.

Dentre alguns aspectos, o que pode impedir que um paciente realize o tratamento, e que é necessário estar atentos sobre o tratamento são:

  • Período gestacional ou lactante;
  • Pacientes que passam por tratamento contra câncer;
  • Crianças e adolescentes;
  • Pessoas com alta sensibilidade dental;
  • Problemas de irritação gengival.

No mais, é importante verificar com o dentista que está atendendo para verificar as condições dos dentes, e assim seguir com o tratamento de clareamento dental, que pode ser feito em um curto espaço de tempo.

Melhora da autoestima e bem-estar pessoal

É preciso levar em consideração que os dentes tratados são um cartão de visita em qualquer ocasião. Uma pessoa feliz quer mostrar o sorriso por onde passa, tudo com segurança e bem-estar, melhorando as relações sociais e profissionais.

Dessa forma, é importante deixar uma verdade incontestável: o clareamento dental melhora a autoestima das pessoas, tal qual em outras situações que a estética corporal é colocada à prova. Mas é crucial alinhar com a saúde, realizando o acompanhamento adequado.

Contudo, diferente de estrutura corporal, os dentes podem ser tratados em uma clínica especializada de odontologia, aliando ambos os aspectos mencionados.

Além disso, os cuidados com os dentes começam desde pequeno, quando pais e mães são responsáveis pela higienização constante, e posteriormente pelos hábitos adquiridos em casa.

Dentes claros e brilhantes podem ser alcançados com a ajuda de dentistas, fazendo o clareamento dental a partir de substâncias químicas e a lazer, ou então com a aplicação das lentes de contato. 

Tudo isso é possível desde que os cuidados sejam tomados, ouvindo as dicas de especialistas e com produtos caseiros indicados pelo dentista de confiança. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Precisa de ajuda?
0

Your Cart