Clareamento Dental ou Lente de Contato: entenda qual a melhor opção

Clareamento-X-Lente-entenda-qual-a-melhor-opcao.jpg

A saúde bucal é algo que deve ser levado a sério por qualquer pessoa, mesmo que seja para fazer um clareamento dental ou uma identificação e tratamento de cárie, visto que se relacionam diretamente com a saúde de todo organismo, impactando não só na estética, mas no bem-estar geral. 

Clareamento dental ou lente de contato
Clareamento dental ou lente de contato

A boca é responsável pela alimentação e, se os dentes não estiverem em ordem, pode ser difícil até mesmo beber alguma coisa, quanto mais mastigar os alimentos de forma adequada. 

Até mesmo socialmente a condição dos dentes é importante. O sorriso de uma pessoa interfere na autoestima e no bem-estar, podendo reduzir a realização das interações sociais devido ao incômodo e vergonha que a pessoa passa a sentir.

Portanto, é preciso identificar quais as possibilidades quanto ao quadro estético bucal e buscar atendimentos e alternativas para melhorar o aspecto e a saúde como um todo.

As clínicas odontológicas especializadas oferecem os mais diversos tratamentos, inclusive a aplicação de lentes de contato dental e o clareamento para que o resultado final seja transformador. 

Para sanar algumas dúvidas em relação às opções existentes, conheça dois tratamentos que promovem uma melhora significativa quanto à aparência dos dentes, e também ajudam na saúde bucal e na estética: o clareamento dental e a lente de contato para dentes.

Conservação dos dentes determina tratamento para clareamento dental ou lente de contato

Mesmo com os cuidados de rotina quanto à saúde bucal, os dentes tendem a sofrer problemas que afetam a coloração, o posicionamento ou até mesmo ocasionar inflamação da gengiva.

Portanto, antes de fazer a escolha entre dois tratamentos que podem ser realizados em uma clínica odontológica, é preciso saber que alguns fatores precisam ser avaliados e tratados antes.

Além disso, algumas alterações e hábitos ocorrem e podem amarelar os dentes, ou até mesmo deixá-los mais escuros, como:

  • Corantes de alimentos;
  • Envelhecimento dentário;
  • Hábito de fumar;
  • Tratamento de canal;
  • Uso de resinas.

Além dessas situações, há muitas outras que podem influenciar no aspecto dentário, refletindo no escurecimento precoce. Até mesmo a forma como se escova os dentes ou o creme dental utilizado podem ser responsáveis pelas características aparentes e desgastes.

Portanto, o ideal é buscar uma ajuda profissional, para que o dentista possa avaliar toda a região bucal, incluindo a língua e a gengiva. 

Assim é possível repassar as instruções e os tipos de procedimentos que podem ser adotados para uma aparência melhor dos dentes, mantendo a saúde bucal em pleno funcionamento.

Afinal, a aplicação de produtos destinados para o clareamento dental é diferente das películas ultrafinas que compõem as lentes de contato sobre os dentes e podem demandar processos diferentes para que o tratamento seja concluído com qualidade.

Cuidados antes e após a realização do clareamento dental

Se uma clínica odontológica passou pelo crivo de uma dedetização RJ Zona Norte, isso significa que o ambiente é apropriado para a recepção de pacientes. 

Por isso, independentemente do tratamento a ser realizado, vale a pena conferir as condições sanitárias de um consultório médico ou dentário antes de fazer a consulta ou agendar o procedimento.

Do mesmo modo, a organização do local pode ser visualizada, seja pela disponibilização de locais para a higienização pessoal ou de um suporte laminado estrutural TS, possibilitando que a preocupação com os processos sejam percebidas. 

Assim, consegue-se ter mais segurança ao selecionar a clínica para realizar os tratamentos odontológicos.

Dito isso, a procura por clareamento dentário se refere a um procedimento que precisa de cuidados pontuais, pois se utiliza produtos químicos que alteram a cor dos dentes. Assim, o acompanhamento profissional é imprescindível.

Afinal, mais do que um tratamento estético, o clareamento dos dentes promove o bem-estar e a autoestima dos pacientes. 

Esse cuidado é necessário pois o paciente precisa fazer uma avaliação sobre as condições dentárias, como infiltrações e cáries que precisam ser tratadas de maneira prévia, antes de qualquer aplicação das substâncias químicas para o clareamento dental.

Para a realização, geralmente utiliza-se um gel composto por peróxido de hidrogênio, o que promove a mudança do tom dos dentes em até 6x, conforme a técnica escolhida.

Contudo, sem os devidos cuidados, a sensibilidade dos dentes pode ser afetada, o que prejudica ainda mais as condições dentárias. Deste modo, é preciso acompanhar as condições das estruturas antes e após o tratamento.

Além disso, nas semanas seguintes ao clareamento, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente aqueles relacionados a alimentos com alta dose de corante natural e artificial. Entre os alimentos que devem ser evitados estão:

  • Açaí e beterraba;
  • Bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  • Chá e café;
  • Chocolate e frutas ácidas.

Isso se deve à aplicação dos produtos químicos responsáveis por clarear os dentes, que precisam de um tempo para que possa garantir o tratamento mais adequado e prolongado possível. 

Lente de contato possui finalidades distintas

Além do clareamento, as clínicas odontológicas oferecem um outro tipo de tratamento que pode ser aplicado de forma estética para quem quer dentes mais brancos. Contudo, ele pode ir além dessa proposta de correção.

Isso porque a aplicação de lentes de contato sobre os dentes pode ser indicada para a correção sobre o formato dos dentes (como diastemas), coloração e até pequenas quebras.

Um profissional que trabalha na área de consultoria em infraestrutura de TI, ou qualquer outro cargo, pode precisar de lentes de contato dentais. 

Pode ser por causa do tamanho irregular provocado pelo bruxismo, por uma lasca quebrada ou para que a posição dos dentes possa ser corrigida, visto que pequenos apinhamentos também podem ser ajustados.

Esse tratamento está relacionado ao uso de películas ultrafinas que são sobrepostas sobre a superfície dos dentes por meio de uma cola para dentes. Inclusive, em alguns casos, pode ser necessário fazer um desgaste para deixar a aparência mais natural.

Técnicas modernas para estética dental

Em ambos os casos, é necessário que a avaliação de um profissional da área odontológica seja realizada dentro de um consultório totalmente equipado. 

A consulta pode exigir a realização de um exame de raio-X em uma sala preparada, totalmente isolada até mesmo com porta baritada, como exigido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e entidades de classe, como CRO (Conselho Regional de Odontologia).

As técnicas podem, ainda, tratar de um escaneamento completo de toda a região bucal, captando as dimensões e particularidades, e transformando em um mapeamento 3D, com todas as informações da cavidade.

Assim fica mais fácil determinar se o tratamento pode ser a aplicação de produtos para o clareamento dental, o emprego das lentes de contato sobre os dentes, ou se há necessidade de realizar algum outro tratamento prévio.

Inclusive, cabe ressaltar que ambos os tratamentos podem ser conciliados, conforme o desejo do paciente e necessidade identificada pelo profissional. 

Assim, o clareamento pode ser realizado em toda a cavidade e a película colocada, após todo o processo, sobre alguns dentes mais frágeis ou trincados para proporcionar um sorriso mais belo e de forma completa.

Para isso, o orçamento também precisa ser considerado, visto que os métodos de clareamento e a quantidade de películas podem impactar diretamente no custo final.

Contraindicações que impedem o clareamento dental

Como apresentado anteriormente, o clareamento envolve o uso de produtos químicos provenientes do peróxido de carbamida e peróxido de hidrogênio.

Dessa forma, pessoas que são alérgicas ou estão grávidas não podem fazer uso desse tratamento. 

Além disso, adolescentes não possuem a dentição formada por completo até o surgimento dos sisos e, por isso, também devem aguardar uma idade mais apropriada. Mas, de modo geral, a aplicação pode ser considerada por volta dos 18 anos.

Pacientes que possuem restaurações, problemas na gengiva ou cáries também devem passar por um tratamento odontológico antes do clareamento dental, ou mesmo a aplicação de lentes de contato.

A escolha pelo tratamento mais adequado

A diferença entre clareamento e aplicação de lentes de contato dental está no uso de produtos químicos, no primeiro caso, e de lâminas de porcelana, cerâmica ou resina no segundo. 

Ambos proporcionam uma melhora estética nos dentes dos pacientes, sendo uma medida bastante interessante, principalmente para profissionais que atuam com atendimento ao público ou diretamente com a imagem, como barbeiros especializados em tirar volume do cabelo masculino.

O resultado final é proporcionar um sorriso bonito, bem alinhado e livre de manchas, trazendo mais confiança e saúde. 

Portanto, a escolha pelo tratamento vai depender da avaliação odontológica feita por um profissional da área e as necessidades que a arcada apresenta, de uma forma geral.

Além disso, é preciso considerar outros fatores relacionados ao pré e pós-atendimento, como a necessidade ou não de raspagem do dente, higienização e alimentação, bem como as rotinas diárias, seja para um caminhoneiro que atua com transporte de carga seca ou um profissional de contabilidade que atua de forma autônoma.

Manutenção da higiene é necessária a todo custo

Os hábitos saudáveis não devem ser abandonados, qualquer que seja a escolha pela melhoria estética dentária escolhida.

Afinal, inflamações diversas ainda podem ocorrer na dentição e é preciso manutencionar a presença de bactérias que naturalmente compõem a cavidade oral.

O uso de bons itens também é necessário, como creme dental com flúor e uma escova adequada e de cerdas macias.

Inclusive, assim como caixa plástica para placa eletrônica, o armário para guardar o creme e escova de dentes deve ser higienizado sempre e com as substâncias adequadas para garantir a saúde bucal e a eliminação de microorganismos.

Ou seja, dessa forma evita-se o acúmulo de bactérias que podem ser prejudiciais à saúde.

Tanto para quem faz clareamento quanto para quem recorre à lente de contato dental, é preciso utilizar uma escova de dentes com cerdas macias.

O fio dental e o enxaguante bucal são complementos essenciais, desde que sejam aprovados pelos dentistas e utilizados de maneira adequada.

Dia a dia valoriza a estética dental

Quem faz um clareamento dentário ou coloca uma lente de contato dental pode se alimentar tomando os devidos cuidados. 

Isso significa que é preciso solicitar ao maitre que os alimentos que estão guardados na câmara fria restaurante preço não contenham corantes artificiais ou naturais.

Qualquer que seja o tratamento mais adequado para os pacientes, é preciso levar em consideração que a estética bucal e a saúde dos dentes deixam todas as peças mais duráveis, resistentes e, principalmente, mais bonitos. 

A autoestima e o bem-estar são elevados a ponto de mudar a vida de muitas pessoas. Portanto, vale a pena verificar com um dentista de confiança quais as possibilidades em realizar tais procedimentos, e manter um sorriso no rosto sempre que possível. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Precisa de ajuda?
0

Your Cart