Os Princípios Estéticos na Análise do Sorriso

Os principios estéticos da analise do sorriso

Existem muitos fatores estéticos que devem ser avaliados na análise do sorriso, pois é isso que vai proporcionar mais harmonia e naturalidade ao sorriso.

Vale lembrar aqui que quando se fala em estética, cada um tem um conceito do que considera beleza e simetria.

No entanto, na Odontologia, o profissional dentista que é capaz de fazer essa análise, de acordo com as características de cada paciente.

Veja, a seguir, quais são os princípios estéticos do sorriso levados em consideração.

Qual é a importância da estética na análise do sorriso?

Quando um profissional faz a análise do sorriso, seu principal objetivo é melhorar a autoestima e confiança do paciente.

Para isso, leva em conta alguns princípios estéticos, sempre para atender às necessidades e desejos de cada um dos seus pacientes.

Ou seja, alinhar o anseio do paciente com um sorriso harmonioso.

E quais seriam esses fatores estéticos?

Conheça os princípios estéticos na análise do sorriso

Então, para que o resultado seja o mais satisfatório possível, o dentista leva em consideração os seguintes princípios estéticos:

  • Simetria: semelhança entre todas as áreas da face, assim como aquela das extremidades e os itens partindo da linha média;
  • Linha média: se refere à avaliação dos lados direito e esquerdo da face, a fim de promover simetria e harmonia;
  • Proporção: é realizado um estudo de proporcionalidade, considerando a largura do sorriso juntamente como o segmento anterior e corredor bucal;
  • Dominância: quanto maior a proximidade dos elementos dentais da linha média, isso significa que são dominantes em um sorriso;
  • Contorno gengival: definido pela junção entre o ponto mais alto da região cervical dos elementos dentais com as ameias gengivais;
  • Linha do sorriso: é o que impacta no aspecto estético e funcional, ou seja, o que possibilita a abertura dos dentes superiores e a fonação.

Portanto, esses são os principais fatores estéticos na análise do sorriso, mas é essencial ouvir os desejos do paciente e alinhar isso com a estética.

Para mais dicas , consulte os outros posts em nosso blog

Deixe uma resposta

Precisa de ajuda?
0

Your Cart