Você conhece os tipos de radiografias dentárias? Saiba quais são e suas indicações

Você conhece os tipos de radiografias dentárias-Saiba quais são e suas indicações.

Você conhece os tipos de radiografias dentárias? Saiba quais são e suas indicações

A radiografia dentaria é uma técnica fundamental e essencial de diagnóstico para dentistas, pois permite a detecção rápida e eficiente de problemas potenciais que o paciente pode ter em sua boca. Você conhece os tipos de radiografias dentárias? Saiba quais são e suas indicações, aqui neste artigo.

Por que existem radiografias específicas?

Quando pensamos em radiografia, associamos um tipo de raio-x que serve para identificar possíveis problemas na arcada dentária, por exemplo. No entanto, nem todas as radiografias dentárias são iguais ou servem para a mesma função; uma vez que, existem tipos diferentes, dependendo da área que precisa ser avaliada.

Os Raios-X dos dentes podem ser usados ​​para identificar o seguinte;

  • Quantidade, tamanho e posição dos dentes.
  • Dentes que não saíram ou dentes impactados com os outros.
  • Presença e extensão de deterioração dentária, cárie dentária.
  • A perda óssea.      
  • Abscessos dentários.
  • Fraturas mandibulares ou maxilares.
  • Problemas na forma como os dentes superiores e inferiores se ajustam (oclusão dentária defeituosa).
  • Outras anomalias dos dentes e ossos mandibulares.

 

Curso gratuito online de introdução a  saúde bucal

 

Quais os tipos de radiografia dentária?

Radiografia dentária interproximal

É a radiografia mais utilizada pelos dentistas, pois é utilizada nas áreas de união entre os dentes, geralmente na área dos dentes mais posteriores (pré-molares e molares), com difícil acesso visual. Com essa radiografia, o dentista pode determinar se há cáries nessa área ou não; considera-se que elas devem ser realizadas com um período de um ano para facilitar a detecção precoce de cárie.

Raios-X dos dentes podem revelar cárie dentária antes que sejam visíveis na boca, mesmo para o dentista. É importante fazer esse tipo de raio-x anualmente para detectar o aparecimento precoce de cárie.

Radiografia dentária periapical

Esse raio-x é mais concreto e mostra uma determinada área da boca para poder avaliar o estado de dois ou três dentes apenas. É um raio-x no qual você pode ver até a raiz do dente, para que o dentista avalie a situação geral do mesmo.

Ortopantomografia

Como o nome indica, é um raio-x geral da boca do paciente, para ter uma ideia do estado geral da mandíbula e dentes, detectando possíveis estruturas ocultas, como dentes do siso que não saíram na boca etc. Não é o método indicado para detectar cáries, a menos que sejam muito profundas.

Palatal ou oclusivo 

Eles capturam todos os dentes superiores e inferiores juntos.

Radiografia dentária lateral

É uma radiografia menos utilizada cuja função é avaliar a relação entre os maxilares e o crânio, bem como os possíveis desvios da arcada dentária. Esta radiografia é muito útil para ortodontistas.

Radiografias digitais com imagem tridimensional

Muitos dentistas também estão fazendo radiografias usando a tecnologia digital. Essas imagens passam por um computador. A quantidade de radiação transmitida durante o procedimento é menor do que nos métodos tradicionais.

Outros tipos de radiografias dentárias podem criar uma imagem tridimensional da mandíbula. A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) pode ser usada antes da cirurgia dentária, especialmente quando múltiplos implantes serão colocados.

Em resumo, o dentista tem diante de si uma variedade de radiografias dentárias que podem ser usadas, dependendo das necessidades que surjam ou do diagnóstico que é preciso fazer em um determinado momento.

error: Content is protected !!
0

Your Cart