Conheça as especialidades da odontologia e suas funções.

Conheça-as-especialidades-da-odontologia-e-suas-funções..jpg

Conheça as especialidades da odontologia e suas funções.

A saúde bucal é essencial e merece todo o cuidado possível, a fim de evitar problemas como infecções, doenças, perda de dentes, além de manter um sorriso perfeito. Muitas vezes a odontologia é confundida somente com a parte estética, quando, na verdade, possui 9 especialidades importantes para o cuidado com a saúde bucal. Conheça as especialidades da odontologia e suas funções, aqui neste artigo.

Especialidades odontológicas e suas funções

Odontologia geral

Esse campo da odontologia se concentra no aconselhamento e tratamento para melhorar a saúde bucal da população. Fornece aos pacientes as ferramentas necessárias para manter a saúde dos dentes e gengivas e aplica os tratamentos básicos para curar as principais infecções, cáries, tártaro, etc.

Endodontia

Esta especialização é dedicada ao tratamento da polpa dentária, também conhecido como nervo dentário. Seus tratamentos permitem manter as peças dentárias mesmo quando estão danificadas.

Cirurgia oral e maxilofacial

Seus especialistas trata muitas doenças, lesões e defeitos nas mandíbulas e tecidos moles e duros da boca. Eles removem dentes danificados ou doentes, tratam cânceres orais e cuidam dos problemas da articulação temporomandibular.

Radiologia oral e maxilofacial

É responsável pelo estudo e interpretação de radiografias para diagnosticar doenças bucais e maxilofaciais.

Ortodontia

Concentra-se no alinhamento dos dentes e na modificação da mordida para obter a dentição e mordida correta.

Prótese

Essa especialidade é responsável por substituir os dentes ausentes usando coroas, pontes, implantes e próteses removíveis.

Odontopediatria

Especializada no tratamento de doenças dentárias em crianças e adolescentes.

Periodontia

Atua no cuidado dos tecidos que sustentam o dente, como gengivas ou osso alveolar.

Patologia oral e maxilofacial

Especialidade que atua no diagnóstico de doenças orais que afetam o pescoço e cabeça, as quais são menos comuns.

Odontologia estética não é uma especialidade

Talvez agora você esteja se perguntando, se existem especialistas em endodontia, por que não existem especialistas em odontologia estética? A resposta está na interdisciplinaridade dos tratamentos estéticos.

Um exemplo de tratamento estético poderia envolver o trabalho do ortodontista para alinhar os dentes e abrir espaço para um implante dentário, colocação do implante pelo cirurgião oral e, finalmente, clareamento por um dentista geral ou higienista.

O objetivo deste tratamento seria a melhoria estética, mas seria realizada por toda uma equipe odontológica liderada pelo dentista geral. Sim, é verdade que alguns dentistas são capazes de realizar todos os procedimentos que detalhamos, mas, apesar disso, não são especialistas em odontologia estética, pois não existe essa especialidade.

error: Content is protected !!
0

Your Cart