Exposição Radicular

A exposição da raiz é a descoberta de uma parte da raiz do dente e pode ser solucionada pelo revestimento cirúrgico da raiz.

O que é e como a exposição da raiz é tratada?
A recessão gengival comumente causada pela doença periodontal causa a exposição da raiz, que nada mais é do que a descoberta da parte superior da raiz do dente. Essa exposição pode ter várias conseqüências negativas, como aumento da sensibilidade dos dentes, fragmentação e ulceração do epitélio. No entanto, a superfície da raiz descoberta não manifesta os sintomas inflamatórios como uma úlcera comum. É por isso que muitas vezes é considerado como uma mudança morfológica e não como uma condição patológica.

Apesar das causas da exposição radicular na hipersensibilidade dentária, ela não é entendida como doença ou desordem, mas principalmente como um problema estético. Como já mencionamos, pode ser causado por recessão gengival, mas também pode ser causado pela extrusão da raiz.

Em qualquer caso, ocorre devido à perda da inserção das fibras gengivais, que pode ser causada por periodontite marginal, migração dos lábios dos dentes ou outras circunstâncias relacionadas ao trauma. Na ausência de inflamação, a morfologia gengival segue a forma do osso, de modo que a recessão gengival ocorrerá com o tempo, devido à perda da ligação epitelial longa.

Se a perda de inserção e deiscência óssea for evolutiva, a primeira opção é eliminar o problema. No entanto, a aplicação do tratamento não pode eliminar desconforto ou problemas estéticos. A hipersensibilidade da superfície radicular nesses casos pode criar desconforto ou dor ao escovar, dificultando a escovação e facilitando a inflamação gengival. Além disso, pode aumentar o risco de cárie radicular.

Por todas essas razões, as técnicas cirúrgicas são uma opção importante para melhorar a estética dentária de forma relativamente rápida em casos de exposição radicular. Assim, o chapeamento cirúrgico da raiz pode ser usado. Isto tem principalmente indicações estéticas, porque se a recessão gengival for evolutiva, a primeira prioridade será eliminar a causa que as causa.

Uma vez eliminada a inflamação, o periodontista determinará se o revestimento poderá ser feito. Isso dependerá de vários fatores, como se a margem gengival é apical à linha muco gengival, se há perda do septo intra alveolar ou da papila interdental e a extensão da má posição dentária.

Dependendo dessas condições, essa técnica cirúrgica pode ser aplicada, o que produz melhorias significativas em termos de redução da recessão gengival e da altura gengival, além de reduzir a sensibilidade, melhorar as condições estéticas e proporcionar maior suporte para as peças dentárias.

Se tiver algo a acrescentar neste post , comente abaixo e vamos enriquecer este assunto!

Newdental Produtos Odontológicos
#odontologia ,#dentistas ,#estudantedeodonto,#escovadental ,#newdental ,#dentesbrancos ,#dentes ,#odonto ,#dentista ,#ortodontia ,#dentistry ,#odontolove ,#sorriso #dentist, #dentista ,#smile ,#teeth ,#ortodoncia ,#tooth ,#sorriso ,#ortodontia ,#odontologo ,#dentalstudent ,#medicina ,#enfermagem ,#dentalschool ,#fisioterapia ,#odontology ,#odontolove ,#saudebucal ,#saude ,#estetica ,#dentistas ,#orthodontics ,#dentalassistant ,#anatomia ,#medical ,#odontologiaestetica ,#medico ,#academia ,#dentalphotography ,#odontolovers ,#esteticadental ,#dentalcare ,#doctor ,#cosmeticdentistry ,#dentalhygienist ,#odontoporamor ,#health ,#nutricionista  ,#odontopediatria ,#implant ,#whiteteeth ,#implants ,#cirurgia,