Como Usar a Autoclave?

autoclave como usar

Como Utilizar A Autoclave?

 

Quando pensamos em esterilizar nossos materiais, o primeiro passo é saber como utilizar a autoclave.

Assim, o profissional pode trabalhar com tranquilidade e oferecer 100% de segurança aos seus pacientes, pois todos os materiais estarão livres de todos os micro-organismos.

 

Qual a importância da autoclave?

Antes de você saber como utilizar a autoclave, seria interessante lembrar porque é um equipamento indispensável em qualquer consultório odontológico.

Então, a autoclave é um equipamento que permite a esterilização completa de todos os instrumentos. E vale ressaltar que é uma das exigências da Anvisa a esterilização de todos os materiais odontológicos.

A partir do momento que há a eliminação de todos os micro-organismos, reduz-se consideravelmente o risco de infecções e contaminações.

Existe uma outra questão: todos os materiais devem ser esterilizados antes de serem utilizados por um paciente.

Se quer comprar Autoclaves sem comprometer o seu orçamento clique aqui e conheça as melhores promoções!

 

Como escolher a autoclave?

Hoje, existe no mercado várias marcas de autoclave e é importante ficar bem atento como utilizar a autoclave para garantir toda a segurança aos seus pacientes.

Na verdade, tudo vai depender das suas necessidades. Por isso que separamos aqui algumas dicas para lhe ajudar na sua escolha:

 

-Observar a duração dos ciclos:

Vamos supor que você atenda muitos pacientes durante o dia. Nesse caso, o melhor é optar por autoclave que possui ciclos mais rápidos.

 

-Autoclave a vácuo:

Nesse caso, como o próprio nome diz, todo o processo de esterilização é a vácuo. Sendo assim, todos os materiais saem secos da autoclave, podendo ser acondicionados como você está habituado.

 

-Segue as normas da ABNT e Anvisa?

É muito importante verificar se a autoclave cumpre todas as normas estabelecidas pela ABNT e Anvisa.

Essa é uma garantia que estará adquirindo um equipamento confiável e seguro.

 

-Autoclave que utiliza água fresca:

Aqui, a água fresca utilizada durante o processo minimiza consideravelmente os riscos de contaminações oriundas de ciclos anteriores.

 

-Autoclave com saída de vapor:

Quando uma autoclave permite que o vapor seja eliminado, isso faz com que os materiais odontológicos sequem bem mais rápido.

 

Se você está procurando adquirir uma autoclave e não faz a mínima ideia de como utilizar a autoclave, saiba que todos os fabricantes disponibilizam manuais onde explicam quais todos os procedimentos a seguir.

Tenha sempre em mente que se você tomar todos os cuidados necessários, fazer toda a limpeza, seus equipamentos poderão ter uma vida útil muito mais prolongada

-Procedimento de operação:

Procedimento

1-Coloque os materiais na autoclave;

2-Feche e sele a tampa;

3-Ligue-a no máximo e quando começar a sair vapor, feche a válvula;

4-Espere a temperatura atingir o indicado no manual;

5-Um vez nessa temperatura, mude para o médio e deixe 15 minutos;

6-Após o período, desligue a autoclave e abra a válvula para o vapor sair;

7-Só abra a tampa depois que o manômetro estiver no zero;

8-Retire o material com luvas resistentes ao calor.

#odontologia #dentistas #estudantedeodonto #escovadental #newdental #dentesbrancos #dentes #odonto #dentista #ortodontia #dentistry #odontolove #sorriso #dentist #odontologia #dentista #odonto #dental #dentist #smile #teeth #ortodoncia #tooth #sorriso #ortodontia #odontologo #dentalstudent #medicina #enfermagem #dentalschool #fisioterapia #odontology #odontolove #saudebucal #saude #estetica #dentistas #orthodontics #dentalassistant #anatomia #medical #odontologiaestetica #medico #academia #dentalphotography #odontolovers #esteticadental #dentalcare #doctor #cosmeticdentistry #dentalhygienist #odontoporamor #health #nutricionista  #odontopediatria #implant #colombia #whiteteeth #implants #cirurgia

error: Content is protected !!
0

Your Cart