CÁRIES DICAS DE PREVENÇÃO

Caries Dicas de Prevenção

A ORIGEM DAS CÁRIES

Nossa boca é um campo cheio de bactérias. Apesar de algumas serem beneficiais para a saúde dental, outras acabam prejudicando nossos dentes.

As bactérias, como qualquer ser vivo, necessitam de energia. A energia que essas bactérias utilizam provém dos restos de nossa alimentação, principalmente de açúcares. O problema é que como consequência do processo de produção de energia, há também a produção de ácido na boca.

Esses ácidos acabam removendo minerais dos dentes em um processo chamado desmineralização. Com o tempo, esses ácidos acabam destruindo o esmalte do dente, o que acaba formando as cáries.

O QUE EVITAR COMER PARA NÃO TER CÁRIES?

• Comidas com altos índices de açúcar;
  • Bebidas adoçadas ou ácidas como, por exemplo, refrigerante;
  • Alimentos ‘pegajosos’, como balas e pirulitos.

ISSO SIGNIFICA QUE SE EU NÃO DEVO COMER DOCES?

É importante notar que você não deve nunca mais comer doces. O problema é quando os doces são uma parte muito grande da sua ingestão diária de alimentos. O importante é manter um equilíbrio e não se esquecer da higienização dental diária.

COMO PREVENIR AS CÁRIES?

Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar o problema das cáries. Como, por exemplo:

• Beber bastante água para estimular a produção de saliva. A saliva possui um efeito mineralizador que ajuda na prevenção das cáries.
  • Tenha uma dieta equilibrada.
  • Escovação regular dos dentes.
  • Utilizar enxaguantes bucais que contenham flúor
  • Utilizar o fio dental;
  • Fazer visitas periódicas ao seu dentista pelo menos uma vez a cada seis meses.

Para mais dicas , veja os outros posts do nosso blog